Gerge Soros (©afp.com / Thomas Peter)
Da Redação
Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.
São Paulo - O fundo de investimento do multimilionário húngaro-americano Gerge Soros investirá 150 milhões de dólares em uma empresa brasileira de telecomunicações para estimular a expansão do serviço de internet 4G de alta velocidade no Brasil, informou a empresa nesta terça-feira.
O dinheiro será investido na On Telecom, una empresa brasileira pioneira em serviços 4G em São Paulo.
"Nosso plano de investimento é de 500 milhões de reais nos próximos três anos", disse o presidente da On Telecom, Zaki Rakib, em coletiva de imprensa. "Soros se comprometeu com 150 milhões de dólares, dos quais, uma parte já foi gasta", acrescentou.
Rakib e o diretor executivo, Fares Nassar, têm mais de 50% do capital, mas Rakib explicou que o fundo de Soros poderia se transformar no acionista majoritário pelo tamanho de seus investidores.
"É só o começo. Soros confia em nós e no crescimento do mercado das telecomunicações", explicou à AFP.
O Brasil, que é o quarto maior mercado de telecomunicações do mundo, se prepara para a Copa do Mundo e as Olimpíadas em 2016 e espera um explosivo crescimento na demanda de telecomunicações móveis, segundo especialistas.
A On Telecom comprou, no ano passado, com Soros, a Sunri Telecomunicações, que oferece serviços de acesso à internet 4G para celulares.
"Estamos explorando oportunidades para novos investimentos. Podemos esperar, quatro, cinco, 10 anos. Vamos a longo prazo", disse Rakib, um israelense nascido no Egito, que vendeu sua empresa de telecomunicações Terayon em 2007 à Motorola por 140 milhões de dólares.
George Soros é um investidor de 82 anos nascido na Hungria e nacionalizado norte-americano. Com uma fortuna avaliada em 19,2 bilhões de dólares, é o 30º homem mais rico do mundo.