Snapchat aposta em parcerias e novo app para Android para crescer
Snap pretende ampliar suas fronteiras com novos projetos para o aplicativo, mas enfrenta rivalidade do Facebook por todos os lados
Maria Eduarda Cury
Publicado em 24 de abril de 2019 às 05h55.
Última atualização em 24 de abril de 2019 às 05h55.
São Paulo - Em termos de inovação no mercado das redes sociais, a concorrência têm muito a agradecer pela popularidade do Snapchat , que fez muito sucesso entre 2014 e 2016: o aplicativo de troca de mensagens por foto, lançado em 2011, deu início à febre das conversas por fotos e vídeos curtos - snaps - que somem após serem visualizados. Junto, vieram os stories, que ficam no ar por apenas 24 horas.
A tendência de uso era puxada por jovens e celebridades. O aplicativo se tornou rapidamente obsoleto conforme redes sociais maiores - como Instagram , WhatsApp , Messenger , Facebook - se apropriaram de seu formato efêmero. Primeiro, os stories apareceram no Instagram. Depois, estavam em todos os demais apps que pertencem à empresa de Mark Zuckerberg.
Com a rivalidade do Instagram, o crescimento do Snapchat diminuiu em 88%; desde então, vem tentando participar de outros setores da indústria cultural. Em recente parceria com o aplicativo Tinder,este último permite que os usuários postem stories em seu perfil: ao gravarem algo para o Instagram, existirá a opção "Meu Story do Tinder", assim que ambas as contas estiverem conectadas.
Além de buscar parcerias, a Snap também aposta em uma nova versão do seu aplicativo para smartphones Android. Ele é 25% menor do que o atual e é 20% mais veloz na sua execução. Logo após o lançamento da atualização para Android, o número de usuários aumentou 6% entre as pessoas que possuem celulares mais lentos do que o iPhone.
O desenvolvimento dessa atualização é um dos principais fatores que fez com que o número de usuários no primeiro trimestre de 2019 aumentasse 2% em relação ao último trimestre de 2018, resultando em 190 milhões. O crescimento é modesto em relação ao último trimestre de 2018, quando o aplicativo tinha 186 milhões de usuários ativos diariamente.
Em uma nota liberada juntamente com o último relatório financeiro da empresa, o CEO Evan Spiegel ressaltou que o Snapchat pretende expandir sua comunidade. "Existem bilhões de aparelhos Android no mundo que agora têm acesso a uma experiência melhorada no Snapchat, e nós esperamos ansiosamente para aumentar nossa comunidade Snapchat nos novos mercados", escreveu Spiegel. O desafio agora é o mesmo de todo aplicativo de rede social: tornar o Snapchat um competidor relevante no mercado de redes sociais. A empreitada não é fácil.
O número combinado de usuários do Facebook Story com o de stories do Messenger é de 300 milhões, segundo dados divulgados pela empresa em setembro de 2018. O Instagram Stories tinha 500 milhões de usuários diários, segundo dados de janeiro deste ano, e o WhatsApp Status tinha 450 milhões de usuários no segundo trimestre do ano passado. Para superar o número de usuários da menor plataforma de fotos e vídeos efêmeros do Facebook, o Snapchat terá que conquistar, ao menos, mais 110 milhões de pessoas.