Exame Logo

Site de relacionamentos manipula perfis de internautas

Empresa modificou perfis de usuários para descobrir como as pessoas escolhem parceiros românticos na internet

OKCupid: objetivo de um dos experimentos era descobrir relação entre imagem de perfil e profundidade de interação entre usuários (Reprodução)

Lucas Agrela

Publicado em 29 de julho de 2014 às 18h05.

São Paulo - Depois do Facebook , mais um site manipulou internautas para conduzir um estudo sem prévio aviso. O OKCupid, uma popular página de encontros amorosos nos Estados Unidos, modificou os perfis dos usuários para descobrir como as pessoas escolhem parceiros românticos na internet. As informações são do jornal New York Times .

Foram realizados três testes. No primeiro, a empresa escureceu as fotos dos perfis dos internautas. No segundo, as descrições dos perfis foram escondidas, algo como "reduzir as luzes de um bar".

Veja também

E no terceiro, a empresa selecionou as pessoas com mais e com menos chances do internauta conseguir um encontro, de acordo com um algoritmo da companhia.

A OKCupid descobriu que a imagem é parte importante para a escolha de parceiros na internet e que os opostos se atraem, mas apenas se as pessoas acharem que são semelhantes.

A empresa publicou o estudo em seu blog oficial e ressalta que os internautas aceitaram participar das pesquisas como esta no momento da inscrição.

“Se você usa a internet, fica sujeito a centenas de experimentos a qualquer tempo, em todos os sites”, disse Christian Rudder, presidente do OKCupid, no blog da empresa. "É assim que os sites funcionam."

Facebook

Um teste semelhante foi realizado pelo Facebook e envolveu aproximadamente 700 mil pessoas. No caso, a manipulação foi a exibição de conteúdos de teor emocional para avaliar como os internautas reagem a essas informações. A Federal Trade Commission está investigando o caso.

Acompanhe tudo sobre:InternetRedes sociais

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame