Tecnologia

Sistema japonês analisa radiação na água em grande escala

Empresas desenvolveram equipamento que permite analisar grandes quantidades de água em pouco tempo para detectar a presença de césio radioativo


	Radioatividade: sistema é capaz de analisar 1.800 vezes mais água
 (Getty Images)

Radioatividade: sistema é capaz de analisar 1.800 vezes mais água (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2014 às 10h17.

Tóquio - Duas empresas japonesas desenvolveram um equipamento que permite analisar grandes quantidades de água em pouco tempo para detectar a presença de césio radioativo.

O sistema - desenvolvido pelo grupo de engenharia civil Kajima e pela companhia Nikkin Flux -, é capaz de analisar 1.800 vezes mais água em comparação com os dispositivos atuais.

Além disso, a velocidade do aparato é duas vezes mais rápido do que os utilizados hoje em dia, segundo explicaram as duas empresas para o jornal "Asahi".

O dispositivo, com a forma de uma caixa de 2,2 por 2,7 metros, tem capacidade para medir os níveis de césio em 3.500 litros de água em aproximadamente 20 minutos.

Os sistemas existentes podem demorar mais de três horas para analisar apenas dois litros de água.

Ambas as companhias esperam que a tecnologia possa ser utilizado no trabalho de desmantelamento da usina nuclear de Fukushima e na descontaminação da região onde a central está localizada.

A grande quantidade de água contaminada, que muitas vezes vai parar ao oceano Pacífico, são um dos principais desafios que restam para resolver na acidentada usina nuclear, golpeada pelo terremoto e por um tsunami em 11 de março de 2011.

O acidente nuclear em Fukushima, o pior desde Chernobyl (Ucrânia), em 1986, provocou a evacuação de milhares de pessoas que viviam em torno da usina.

Vazamentos na central também afetaram a agricultura, pecuária e pesca local.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaÁsiaJapãoMeio ambientePaíses ricos

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025