Tecnologia

Sistema do Grupo Pão de Açúcar usa big data para fidelizar clientes

Programa foi lançado há cinco anos e relaciona consumidores com seus produtos favoritos; para fidelizar, sistema oferece descontos nas marcas preferidas

mercado (sxc.hu)

mercado (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2015 às 15h08.

Representantes do Grupo Pão de Açúcar apresentaram nesta segunda-feira, durante um painel na feira National Retail Federation Big Show, o novo sistema de relacionamento do Clube Extra. Voltada para clientes, mas também ligada a fornecedores, a ferramenta se aproveita do big data para “criar” ofertas e tentar gerar fidelização à marca.

O programa foi lançado há cinco meses e relaciona os consumidores com seus produtos favoritos. As informações vêm do banco de dados do sistema Cliente Mais, criado anteriormente para a rede de supermercados Pão de Açúcar, e estão integradas aos fornecedores – que escolhem que tipos de promoções podem oferecer aos consumidores interessados.

No exemplo citado no painel, um grupo de clientes deixa de frequentar os mercados da rede. Para trazê-los de volta, o sistema acessa o banco de dados e descobre que todos eles são fãs de uma marca de refrigerante. Assim, começa a oferecer cupons de descontos para que voltem à rede para comprar a bebida – mais ou menos como fazem os sites com seus anúncios personalizados.

Segundo comunicado enviado pela consultoria da empresa, a GS&MD, os associados ao programa de fidelidade do grupo já passaram dos 5 milhões. O número representa uma bela base de informações, que ajudam na organização desse tipo diferente de promoções.

Acompanhe tudo sobre:Big dataINFO

Mais de Tecnologia

Brasil será primeiro país a receber recurso antirroubo do Google para android

Musk critica aliança Apple-OpenAI e ameaça barrar iPhone em suas empresas

Apple apresenta versão do iPhone com IA nesta segunda; veja o que esperar

LinkedIn atinge 75 milhões de usuários no Brasil com forte crescimento da Geração Z

Mais na Exame