Serviço aciona gadget roubado para fotografar ladrão

Norton Anti-Theft permite o acesso remoto à câmera de smartphones ou tablets para capturar imagem do que estiver na frente do aparelho perdido ou roubado

São Paulo – A Symantec lançou o chamado Norton Anti-Theft, serviço que promete proteger usuários da perda ou roubo de aparelhos móveis, como notebooks com Windows, MacBooks ou smartphones e tablets que rodem Android.

E um dos recursos de segurança oferecidos pelo serviço é capaz de acionar a webcam do gadget para capturar uma foto de quem, o que, estiver na sua frente. As imagens são automaticamente salvas no site do próprio Anti-Theft para serem visualizadas pelo dono do aparelho desaparecido.

Além de acionar a câmera do aparelho, por exemplo, o serviço é capaz de rastrear e mapear o local onde o aparelho se encontra assim que ele for usado para conectar a internet, através do GPS ou antena Wi-Fi. Também permite que o usuário bloqueie o equipamento, evitando que outras pessoas consigam acessar informações pessoais armazenadas no gadget.

A vantagem é que, ao menor sinal de sumiço do aparelho protegido pelo serviço, o dono poderá acessar por conta própria o site do Norton Anti-Theft para acionar os recursos e tentar reaver o seu aparelho, ou evitar que seus dados caiam nas mãos erradas.

Com a crescente demanda por aplicativos para smartphones e tablets que prometem facilitar a vida realizando, por exemplo, até transações bancárias, é natural que cresça também a preocupação dos consumidores acerca das informações armazenadas em seus aparelhos. Em uma pesquisa realizada pela Symantec, 78% dos entrevistados revelaram ter medo de perder tais dados privados.

Engana-se, porém, quem pensa que este software poderá ser instalado para servir de espião na vida de terceiros, sejam eles filhos, esposas ou maridos. Segundo a Symantec, para diminuir as chances de que isso aconteça, garantindo a privacidade dos usuários e ainda sim manter os aparelhos protegidos, após a instalação, o Norton Anti-Theft é colocado em locais visíveis ao usuário.

Lançado hoje, o serviço pode ser adquirido por 69 reais na loja online Norton

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.