Tecnologia

Seria o Apple Watch um fracasso da Apple?

Depois de um lançamento tumultuado, o Apple Watch perdeu volume de vendas e não gera tanto interesse entre compradores


	Apple Watch: relógio não estaria despertando interesse dos consumidores
 (David Paul Morris/Bloomberg)

Apple Watch: relógio não estaria despertando interesse dos consumidores (David Paul Morris/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 8 de julho de 2015 às 15h19.

São Paulo – As vendas do Apple Watch estão despencando desde seu lançamento. O relógio inteligente da Apple foi lançado em abril. A empresa não abriu números sobre vendas, mas um relatório de uma consultoria de análise de mercado sugere que o interesse dos consumidores vem caindo desde então.

A Slice Intelligence reuniu alguns dados de vendas para compilar um relatório. Obtido pelo site Business Insider, ele mostra que houve uma queda de 85% no volume de vendas do relógio inteligente.

De acordo com os números da Slice, em 13 de abril as vendas bateram 35 mil unidades em um dia. Uma forte queda foi percebida desde então. Em alguns dias da última semana, a empresa vendeu abaixo de 5 mil unidades por dia.

A Slice não é a primeira a afirmar que o Apple Watch não está em grande fase. Em nota, um analista de Wall Street da Pacific Crest, afirmou que “visitas a lojas, volume de buscas no Google, dados de terceiros e análise de fornecimento sugerem que a demanda pelo Apple Watch caiu nitidamente”.

Uma breve olhada no Google Trends confirma a queda do interesse. O gráfico abaixo compara as buscas globais comparando “Apple Watch” (linha azul) e “iPod” (linha vermelha).

//www.google.com/trends/embed.js?hl=pt-BR&q=Apple+Watch,+iPod&date=3/2015+5m&cmpt=q&tz=Etc/GMT%2B3&tz=Etc/GMT%2B3&content=1&cid=TIMESERIES_GRAPH_AVERAGES_CHART&export=5&w=590&h=330

O iPod é um produto que vem perdendo espaço dentro da própria Apple. Mesmo assim, é possível ver que o interesse por ele nas buscas do Google supera o interesse pelo Apple Watch.

No Brasil

Apesar de já ter sido aprovado pela Anatel, o Apple Watch ainda não começou a ver vendido no Brasil. Poucas unidades são vistas sendo utilizadas por pessoas.

O fenômeno é diferente do que é visto com o iPhone. Após o lançamento de um novo modelo do smartphone nos Estados Unidos, não é difícil encontrar alguma unidades sendo usadas por aqui. O mesmo não aconteceu com o relógio inteligente.

Analisando buscas no Google no Brasil, o efeito é o mesmo da comparação mundial. O iPod supera consideravelmente em interesse o relógio inteligente da Apple.

//www.google.com/trends/embed.js?hl=pt-BR&q=Apple+Watch,+iPod&geo=BR&date=3/2015+5m&cmpt=q&tz=Etc/GMT%2B3&tz=Etc/GMT%2B3&content=1&cid=TIMESERIES_GRAPH_AVERAGES_CHART&export=5&w=590&h=330

Diferente de outros produtos da Apple, o relógio inteligente não conquistou os críticos de primeira. Mas a sua situação pode não ser tão ruim assim.

A queda nas vendas de um produto em comparação ao seu início são sempre assustadoras. O iPhone 6, por exemplo, teve uma queda de 75% nas vendas se comparados o início das vendas e o volume três meses depois.

A questão do Apple Watch, no entanto, é que o interesse em geral parece estar caindo. E isso serial um problema de verdade para a Apple. 

Acompanhe tudo sobre:AppleApple WatchComputação vestívelEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaRelógios inteligentesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa

Brasileiros criam startup para migrar tuítes antigos para o Bluesky