Tecnologia

Satya Nadella pode ser o próximo CEO da Microsoft, segundo imprensa internacional

Conselho da empresa ainda estaria considerando substituir Bill Gates como presidente; processo de escolha deve ser encerrado ainda neste começo de ano

satya (Divulgaçao)

satya (Divulgaçao)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 17h34.

Atual vice-presidente das áreas de nuvem e corporativa da Microsoft, Satya Nadella pode ser o novo CEO da Microsoft. A informação foi dada ao site da Bloomberg por pessoas próximas à empresa assunto", que garantiram que o conselho da companhia estaria preparando o indiano para o cargo. O Re/code, que conversou com fontes similares, foi outra página a apontar a escolha.

O mesmo grupo ainda pode estar discutindo a substituição de Bill Gates como atual presidente da MS. No caso, John Thompson, diretor na empresa, é um dos cotados pela equipe para assumir o posto do fundador. Gates, no entanto, não ficaria de fora da gigante, embora isso dependa da vontade do eventual novo CEO.

Satya Nadella é o atual vice-presidente da divisão de nuvem e corporativa da Microsoft. Nesse cargo, ele chefia os serviços de nuvem e ferramentas de desenvolvimento da companhia, como Windows Azure, Windows Server, SQL Server, Visual Studio e System Center. Esses produtos estão agrupados no Cloud OS, plataforma de backend da Microsoft.

Dessa infra-estrutura dependem serviços essenciais da companhia, como Bing, SkyDrive, Xbox Live e Skype. Ou seja, Nadella comanda o grupo que garante o funcionamento de alguns dos produtos considerados chave para o futuro da Microsoft. Além do trabalho interno, o Cloud OS também oferece soluções de processamento para companhias no mundo todo.

Nascido em Hyderabad, na Índia, Nadella se juntou à Microsoft em 1992. Antes, ele trabalhava na equipe técnica da Sun Microsystems. Ele se formou em engenharia elétrica na Universidade Mangalore, obteve mestrados em ciência da computação na Universidade de Wisconsin e em administração de empresas na Universidade de Chicago.

Na Microsoft, ele ainda ocupou cargos na divisão de servidores, fazendo a passagem para a estrutura de nuvem. Ele também foi vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento na divisão de serviços online e vice-presidente da divisão de negócios.

O processo que pode colocá-lo como novo CEO da MS segue em andamento e é sigiloso, mas deve ser concluído ainda neste começo de ano. Além de Nadella, alguns outros foram cotados para assumir o posto de Steve Ballmer, como Steve Mollenkopf (atual CEO da Qualcomm) e Stephen Elop (CEO da Nokia).

* Colaborou: Marcus Vinicius Brasil

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOInternetMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível