Tecnologia

Samsung atrai desenvolvedores do Symbian para seu sistema

Bada é o SO da empresa sul-coreana voltado para o mercado de smartphones de baixo e médio custos

O celular Wave foi dos desenvolvidos no sistema operacional da Samsung (Divulgacao/Samsung)

O celular Wave foi dos desenvolvidos no sistema operacional da Samsung (Divulgacao/Samsung)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 11h25.

Seul/Helsinque - A Samsung está tentando atrair desenvolvedores de software que trabalham com o sistema operacional Symbian, da Nokia, para sua própria plataforma.

A Nokia anunciou no mês passado que vai substituir o Symbian pelo sistema Windows Phone, da Microsoft, para enfrentar a concorrência da Apple e do Google no mercado de celulares inteligentes e computadores tablet.

"Se você é um desenvolvedor Symbian insatisfeito com os recentes anúncios da Nokia e está buscando uma nova plataforma para mostrar seu talento, estamos dizendo 'Olá!' e 'bem-vindo ao bada'", afirma uma mensagem publicada por um desenvolvedor da Samsung na Internet e que foi citada pela mídia online.

"Se você é novo no desenvolvimento bada ou está migrando seu aplicativo do Symbian, gostaríamos de recebê-lo."

O bada é o sistema operacional da Samsung voltado para o mercado de smartphones nos segmentos de baixo e médio custos. No mercado de celulares inteligentes, a Samsung está promovendo a linha de aparelhos Galaxy S para rivalizar com o iPhone, da Apple.

A Samsung, segunda maior fabricante de celulares do mundo atrás da Nokia, confirmou que a mensagem foi enviada a um grupo de engenheiros na Índia, mas informou que não iniciou estratégia de contratação de profissionais da Nokia.

Google e Skype já disseram abertamente que estão interessados em conquistar talentos finlandeses de engenharia que estão buscando novos empregos após o anúncio da Nokia.

Mais cedo, nesta semana, a Nokia começou a discutir sua nova estratégia com funcionários finlandeses, algo que sindicatos temem que possa custar mais de 5 mil empregos no país nórdico, muitos dos quais engenheiros que trabalham com o Symbian.


"Há similaridades claras entre o Symbian e o bada para desenvolvedores", disse o analista Geoff Blaber, da consultoria britânica CSS Insight.

"(A decisão da Nokia sobre o Symbian) é uma oportunidade para captura de desenvolvedores para o bada. Com o Android dominando o desenvolvimento para smartphones mais baratos, o bada parece uma alternativa cada vez mais atraente se puder acelerar seu movimento para baixo na curva de preços de modo a preencher o vácuo do Symbian", disse Blaber.

A plataforma bada está no centro da estratégia da Samsung para aumentar sua participação no mercado de smartphones, desenvolver uma nova fonte de receitas com a Samsung App Store e criar sinergias com outras áreas da empresa, como televisores, em que a empresa detém liderança mundial.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições