Tecnologia

Saiba por que a Microsoft pulou a versão 9 do Windows

O Windows 10 será o sucessor do Windows 8. Um problema de compatibilidade com aplicativos é a melhor explicação para o nome Windows 10


	Windows 10: nome pode ter sido dado para evitar problemas de compatibilidade
 (YouTube/Reprodução)

Windows 10: nome pode ter sido dado para evitar problemas de compatibilidade (YouTube/Reprodução)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 2 de outubro de 2014 às 15h29.

São Paulo – Uma das maiores surpresas no anúncio da nova versão do Windows foi o seu nome. Usando a lógica, o esperado era que o sistema anunciado esta semana pela Microsoft fosse chamado de Windows 9.

Mas para o desespero dos mais cartesianos, ele foi anunciado sob o nome pouco lógico de Windows 10.

Entre possíveis explicações que apareceram na internet, um desenvolvedor parece ter encontrado a resposta. De acordo com um texto publicado pelo usuário “cranbourne” no Reddit, o problema é o método como muitos programas desenvolvidos por outras empresas checam qual é o sistema Windows em que eles estão rodando.

De acordo com ele, programadores usam nos códigos a expressão “Windows 9” como termo para descobrir se a versão do sistema operacional no qual eles estão funcionando é o Windows 95 ou 98.

O usuário dá como exemplo algumas linhas de código:

if(version.StartsWith("Windows 9"))
{ /* 95 and 98 */
} else {

Com isso, usar Windows 10 como nome do sistema resolveria um possível problema de compatibilidade. O usuário em questão afirma ser um desenvolvedor da própria Microsoft. Ele diz que essa explicação correu como boato interno no dia do anúncio do Windows 10.

É claro que com aplicações atuais, esse erro poderia ser corrigido com facilidade pelos seus desenvolvedores. Mas outras, desenvolvidas há anos, poderiam ter problemas sérios de compatibilidade. O uso da expressão pode ser encontrada com facilidade em códigos em repositórios.

A Microsoft não deu nenhuma explicação plausível e racional sobre pular a versão 9 do sistema. Até agora, essa parece ser a que faz mais sentido.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10Software

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs