Review: ThinkPad X1 Yoga é um notebook para trabalhar e desenhar
Produto da Lenovo oferece configuração de ponta e vem com uma caneta para desenhar na sua tela de 14 polegadas
Lucas Agrela
Publicado em 19 de março de 2017 às 08h00.
Última atualização em 19 de março de 2017 às 16h20.
São Paulo – O Lenovo ThinkPad X1 Yoga é um notebook de boa qualidade para quem precisa de uma máquina com Windows para trabalhar, desenhar ou ver Netflix em qualquer lugar, com a comodidade de ter teclado e trackpad à disposição.
Design
O revestimento do produto é em plástico especial. Isso lhe confere resistência para o transporte diário e não passa a impressão do aparelho ser de baixo custo. Aliás, seu preço sugerido é de a partir de 12.459 reais
O trackpad é surpreendentemente macio e funcional. Se você é do tipo de usuário que gosta de botões tradicional para clicar em algo, você tem essa opção no X1 Yoga. Ele tem três botões de interação com o sistema logo acima do botão trackpad, é como um mouse.
O teclado é tradicional, apesar de ter algumas inconveniências para o dia a dia. As posições das teclas Função (Fn) e PrintScreen (PrtSc) são incomuns e tiram a agilidade do usuário nas primeiras semanas de digitação nesse produto.
O sensor de digitais fica logo abaixo do teclado, ao lado direito do usuário – algo bom para quem é destro. Para configurar a sua digital, você deve pesquisar por "impressão digital" no Menu Iniciar, configurar um PIN e, então, registrar suas digitais.
Feito isso, você pode usar seus dedos para desbloquear o notebook na inicialização ou após hibernação. É muito conveniente.
Se você desenha com frequência, o X1 Yoga vem com uma caneta para facilitar a sua vida. Ela é de ponta fina e oferece o reconhecimento de diferentes níveis de pressão, em determinados softwares.
Programas básicos de desenho, como o Paint, não têm suporte para ignorar o toque da sua mão apoiada na tela. Já Photoshop e Illustrator são mais indicados e oferecem mais precisão com a caneta da Lenovo.
Se você quiser pode usar a caneta como mouse, como uma caneta digitalizadora.
Configuração
Por dentro, o X1 Yoga tem uma ótima configuração de hardware. Seu processador é um Intel Core i7 de sexta geração (Skylake) e notebook tem 8 GB de memória RAM.
Para iniciar o sistema e programas de maneira mais rápida, bem como para viabilizar transferências de arquivos mais velozes, o aparelho tem um SSD em vez de um HDD. O espaço de armazenamento é 256 GB (cerca de 240 GB livres para uso).
Nos benchmarks, o notebook apresentou bons resultados, apesar de não ter placa de vídeo dedicada. Veja a seguir.
Benchmark | ThinkPad X1 Yoga |
Novabench | 7013 |
Cinebench | Open GL: 41,65 CPU: 5,45 |
Geekbench | 7013 |
Bateria
A bateria do X1 Yoga teve uma boa duração em nossos testes: cinco horas. Se o uso for moderado, provavelmente você conseguirá ter oito ou nove horas de uso longe da tomada, o que possibilita um dia de trabalho.
Vale a pena?
O X1 Yoga é um notebook sofisticado e quem procura um aparelho como esse provavelmente precisa dele para trabalhar. Se o objetivo for esse, o consumidor não deve se decepcionar. Agora se você quer um computador para jogar games, esse não é o produto para você.
Designers e entusiastas do desenho devem se sentir atraídos pelo X1 Yoga – e com razão. Ele não tem o nível de precisão e os recursos de um iPad Pro aliado a um Apple Pencil, mas é a melhor opção com tudo na caixa que temos hoje em um dispositivo com sistema Windows 10 Pro.
Avaliação
8.7 /10
Prós: Ótima configuração de hardware, sensor de digitais e leveza.
Contras: Não consegue rodar jogos sofisticados.
Ficha técnica
- Processador: Intel Core i7 6600U (2.60 GHz até 2.81 GHz)
- RAM: 8 GB
- GPU: Intel Graphics 520
- Armazenamento: 256 GB
- Tela: 14 HD
- Conexões: 1x HDMI, 1x mini DisplayPort, 3x USB 3.0, 1x Porta P2, Micro SD, Porta Lenovo Onelink+
- Peso: 1,36 Kg
- Bateria: 52 Whr