Exame Logo

Review: ThinkPad X1 Yoga é um notebook para trabalhar e desenhar

Produto da Lenovo oferece configuração de ponta e vem com uma caneta para desenhar na sua tela de 14 polegadas

X1 Yoga: notebook tem processador Intel Core i7 de sexta geração (Lenovo/Divulgação)

Lucas Agrela

Publicado em 19 de março de 2017 às 08h00.

Última atualização em 19 de março de 2017 às 16h20.

São Paulo – O Lenovo ThinkPad X1 Yoga é um notebook de boa qualidade para quem precisa de uma máquina com Windows para trabalhar, desenhar ou ver Netflix em qualquer lugar, com a comodidade de ter teclado e trackpad à disposição.

Design

O revestimento do produto é em plástico especial. Isso lhe confere resistência para o transporte diário e não passa a impressão do aparelho ser de baixo custo. Aliás, seu preço sugerido é de a partir de 12.459 reais

Veja também

O trackpad é surpreendentemente macio e funcional. Se você é do tipo de usuário que gosta de botões tradicional para clicar em algo, você tem essa opção no X1 Yoga. Ele tem três botões de interação com o sistema logo acima do botão trackpad, é como um mouse.

-(Lenovo/Divulgação)

O teclado é tradicional, apesar de ter algumas inconveniências para o dia a dia. As posições das teclas Função (Fn) e PrintScreen (PrtSc) são incomuns e tiram a agilidade do usuário nas primeiras semanas de digitação nesse produto.

O sensor de digitais fica logo abaixo do teclado, ao lado direito do usuário – algo bom para quem é destro. Para configurar a sua digital, você deve pesquisar por "impressão digital" no Menu Iniciar, configurar um PIN e, então, registrar suas digitais.

Feito isso, você pode usar seus dedos para desbloquear o notebook na inicialização ou após hibernação. É muito conveniente.

-(Lenovo/Divulgação)

Se você desenha com frequência, o X1 Yoga vem com uma caneta para facilitar a sua vida. Ela é de ponta fina e oferece o reconhecimento de diferentes níveis de pressão, em determinados softwares.

Programas básicos de desenho, como o Paint, não têm suporte para ignorar o toque da sua mão apoiada na tela. Já Photoshop e Illustrator são mais indicados e oferecem mais precisão com a caneta da Lenovo.

Se você quiser pode usar a caneta como mouse, como uma caneta digitalizadora.

-(Lenovo/Divulgação)

Configuração

Por dentro, o X1 Yoga tem uma ótima configuração de hardware. Seu processador é um Intel Core i7 de sexta geração (Skylake) e notebook tem 8 GB de memória RAM.

Para iniciar o sistema e programas de maneira mais rápida, bem como para viabilizar transferências de arquivos mais velozes, o aparelho tem um SSD em vez de um HDD. O espaço de armazenamento é 256 GB (cerca de 240 GB livres para uso).

-(Lenovo/Divulgação)

Nos benchmarks, o notebook apresentou bons resultados, apesar de não ter placa de vídeo dedicada. Veja a seguir.

BenchmarkThinkPad X1 Yoga
Novabench7013
CinebenchOpen GL: 41,65
CPU: 5,45
Geekbench7013

 

-(Reprodução/Site Exame)

Bateria

A bateria do X1 Yoga teve uma boa duração em nossos testes: cinco horas. Se o uso for moderado, provavelmente você conseguirá ter oito ou nove horas de uso longe da tomada, o que possibilita um dia de trabalho.

Vale a pena?

O X1 Yoga é um notebook sofisticado e quem procura um aparelho como esse provavelmente precisa dele para trabalhar. Se o objetivo for esse, o consumidor não deve se decepcionar. Agora se você quer um computador para jogar games, esse não é o produto para você.

Designers e entusiastas do desenho devem se sentir atraídos pelo X1 Yoga – e com razão. Ele não tem o nível de precisão e os recursos de um iPad Pro aliado a um Apple Pencil, mas é a melhor opção com tudo na caixa que temos hoje em um dispositivo com sistema Windows 10 Pro.

Avaliação

8.7 /10

Prós: Ótima configuração de hardware, sensor de digitais e leveza.

Contras: Não consegue rodar jogos sofisticados.

Ficha técnica

Acompanhe tudo sobre:LenovoNotebooksReviews

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame