Tecnologia

Review: Smartphone X Power é a opção "baratinha" da LG

Com câmera frontal de 5 MP e bateria de boa duração, o produto pode custar menos de mil reais

 (Lucas Agrela/Site Exame)

(Lucas Agrela/Site Exame)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 15 de dezembro de 2016 às 07h00.

Última atualização em 20 de dezembro de 2016 às 18h03.

logo-infolab

São Paulo – O X Power é um intermediário da LG que agrega características avançadas por um preço atraente para o consumidor. Ele tem, por exemplo, câmeras de 13 MP e 8 MP e processador quad-core aliado a 2 GB de memória RAM. Mas ele vale a pena mesmo? Testamos o produto para responder a essa pergunta.

Design

O dispositivo tem traseira lisa e reta, mas não chega a ser escorregadio como os smartphones revestidos de vidro. A tampa traseira é fixa, o que tira a característica possibilidade de remover a bateria da LG desse produto. O chip de operadora fica em uma gaveta que deve ser aberta com a chave que antes era usada somente no iPhone e agora está em diversos celulares.

O alto-falante fica na parte traseira inferior esquerda. É preciso tomar cuidado para não tapá-la com um dos dedos quando você segurar o produto na horizontal para ver um vídeo, por exemplo.

A tela de 5,2 polegadas tem resolução HD, o que não deve agradar os entusiastas de telas de alta definição. São somente 277 pixels por polegada.

Câmeras

A câmera principal do X Power capta fotos com 13 MP e vídeos em Full HD. As imagens feitas com esse celular apresenta um baixo nível de detalhamento. Quando você dá zoom em uma fotografia tirada com o aparelho, é fácil notar a qualidade abaixo da média. As cores também não foram registradas com fidelidade em todos os casos, em especial, a cor amarela apresentou resultados estranhos. No verde, porém, o sensor fez um trabalho decente de captação.

Em ambientes internos, a fidelidade de cores não foi um problema, ainda que o detalhamento deixe a desejar.

A câmera dianteira de 5 MP é melhor do que a principal. Para tirar selfies, ela se apresentou como satisfatória. O nível de detalhamento é razoável e há uma opção de embelezamento que borra as imperfeições do rosto. O mais legal dessa câmera é a possibilidade do clique automático da foto quando você fala "Tchiss".

Veja algumas fotos tiradas com as câmeras do X Power. As selfies foram feitas com a câmera frontal, com e sem o embelezamento. É fácil notar a diferença entre as fotos.   

Bateria

A bateria do X Power tem capacidade de 4.000 mAh. Com isso, o aparelho conseguiu o mérito de ser o smartphone da LG com maior duração de bateria já registrada nos nossos testes. O produto aguentou por 13 horas a nossa simulação de uso intenso. Essa marca é a mesma atingida pelo concorrente direto Galaxy J5 Metal, da Samsung.

O X Power tem também o recurso de recarga veloz, algo essencial em qualquer smartphone com mais de 3.000 mAh. Sua bateria vai de zero a 100% de carga após menos de três horas na tomada. Isso é bastante útil no dia a dia, quando precisamos de uma rápida carga adicional no celular.

Configuração

O X Power se apresenta muito bem em termos de especificações técnicas. Ele é um quad-core com 2 GB de RAM. Seu processador é um MediaTek MT6735 de 1,3 GHz, um chip com baixo consumo de energia que funciona com quatro dos populares núcleos ARM Cortex-A53. A GPU, responsável pelo processamento gráfico, é uma Mali-T720.

É neste último ponto que o aparelho deixa a desejar, ou seja, na hora de usar apps de jogos. O benchmark Basemark OS II deixou isso bem claro. O produto marcou 557 pontos e o que puxou o resultado para baixo foi o item gráficos, que teve somente 290 pontos, contra 540 da memória, 1087 do sistema e 569 de navegação na web.

A performance da memória interna do produto também se mostrou intermediária. As velocidades de leitura e gravação foram de 49 e 47 MB/s, respectivamente.

Confira a seguir resultados dos benchmarks executados por nós no X Power e comparados com o desempenho de concorrentes.

BenchmarksMoto G4Galaxy J5 MetalNeffos C5 MaxX Power
AnTuTu46199278343727631225
Basemark OS II292603277557
Geekbench 42970127623641490
Vellamo2793205521962342

Sistema

O sistema Android Marshmalow do X Power tem a personalização de interface da LG. Todos os apps ficam organizados nas telas iniciais. A interface é diferente dos demais Androids do mercado por isso, não há uma pasta com todos os apps. Tudo que você tem fica logo nas primeiras telas mesmo.

Há alguns apps pré-instalados, como o Música, o QuickmMemo+ e o LG SmartWorld. Os dois primeiros são úteis para visualizar e reproduzir músicas das suas mídias longe da interface confusa do Google Play Música, bem como anotar lembretes e listas de mercado facilmente. O terceiro é uma loja de temas para personalizar o visual do seu celular LG.  

Vale a pena?

O X Power é um smartphone que se destaca pela sua boa duração de bateria e pela sua câmera frontal. O produto pode ser uma escolha apropriada para o consumidor que busca essas características aliadas ao preço baixo. Esse gadget já pode ser encontrado por menos de mil reais.

Avaliação

7,6/10

Prós: Boa duração de bateria, câmera frontal bacana e preço acessível.
Contras: Câmera principal poderia ser melhor e tela poderia ter mais resolução.

Ficha técnica

Sistema operacional: Android Marshmallow 6.0
Processador: MediaTek
CPU: 4×1.3 GHz Cortex-A53
GPU: Mali-T720
RAM: 2 GB
Armazenamento: 16 GB + microSD de até 32 GB
Conexões: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.1
Tela: 5,2 polegadas com resolução HD
Peso: 136 gramas
Bateria: 4.000 mAh
Câmeras: 13 megapixels e 5 megapixels
Preço: 1.099 reais

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesLGReviews

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs