Tecnologia

Proteste: dono de Galaxy SIII com defeito deve ir à Justiça

Em contato com o SAC da empresa, os consumidores são orientados a “resetar” o aparelho e reiniciar, mas problema permanece


	Galaxy S III: segundo a Proteste, trata-se de assunto coletivo, mas apesar disso empresa se negou a chamar todos os propriertários afetados
 (Getty Images/ Jason Merritt)

Galaxy S III: segundo a Proteste, trata-se de assunto coletivo, mas apesar disso empresa se negou a chamar todos os propriertários afetados (Getty Images/ Jason Merritt)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2013 às 16h40.

A associação de consumidores Proteste recebeu mais de 1 mil reclamações de consumidores proprietários do Galaxy S III da Samsung que estão tendo problemas com seus aparelhos.

Segundo a associação, trata-se de um assunto coletivo, mas apesar disso a empresa se negou a chamar todos os propriertários afetados para a resolução do problema, troca do aparelho ou o ressarcimento dos valores desembolsados, como garante o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Aparentemente trata-se de um defeito de hardware localizado na placa mãe do aparelho, o que exigirá sua substituição, mas os relatos dos consumidores é que os equipamentos vão e voltam da assistência técnica com o mesmo defeito. Em contato com o SAC da empresa, os consumidores são orientados a “resetar” o aparelho e reiniciar, mas o problema permanece.

A empresa, segundo a associação, não respondeu ao ofício, enviado no último dia 14, pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, pedindo providências.

“A Proteste está orientando os consumidores que estão com o celular Galaxy S III com defeito a entrar em contato com a entidade, que irá intermediar o caso junto à Samsung e, caso não tenha sucesso em 10 dias, irá fornecer um modelo de petição para dar entrada no Juizado Especial Cível, mesmo que o aparelho esteja fora da garantia”, diz a entidade em nota.

Este noticiário pôde atestar o problema no Samsung S III, mas a despeito de vários testes de software, não foi possível isolar o problema.

Aparentemente, o problema dos usuários teria começado após uma atualização da versão do Android do aparelho (4.1.2), mas mesmo após a reinstalação da versão de software original do aparelho o problema permanece.

Inclusive com versões não oficiais do Android (CyanogenMod 10.1 e 10.2, Paranoid Android e outras alternativas), o problema de travamento constante permanece, e parece estar associado ao processo de sincronização com aplicativos do próprio Google.

Há uma semana este noticiário questionou a assessoria da Samsung sobre o problema, sem resposta.

Acompanhe tudo sobre:AndroidCelularesGalaxyGalaxy S8Smartphones

Mais de Tecnologia

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia