appseed (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2013 às 16h45.
São Paulo - O desenvolvimento de um aplicativo pode levar dias e dias meses ou anos, até. Mas um projeto quer tornar as coisas bem mais fáceis. Batizado de AppSeed (quase como a semente de um app) e divulgado no Kickstarter, o programa, inicialmente para iOS, traz como proposta literalmente transformar rascunhos desenhados em apps funcionais para smartphones em termos, claro.
O conceito é simples: você desenha a interface do programa em uma folha simples, ativa o software no smartphone e fotografa o papel com o rascunho. O sistema cria um protótipo do app e identifica os elementos rabiscados com base em um banco de dados feito pelos criadores do AppSeed, Greg Goralski e Adam Leon. Uma seta apontando para trás e localizada no canto da tela, por exemplo, é identificada como um Voltar, explicou Goralski à Wired.
A esses elementos podem ser atribuídas funções diversas. Um retângulo com pontos numerados, por exemplo, pode virar um mapa ligado ao Google Maps, enquanto um quadrado pode virar um link para outra página do aplicativo ou um campo de texto.
Na fase atual do AppSeed, o app criador de apps ainda tem suporte a um número limitado delas, e, além de mapas e botões, visão de streetview e comandos de avançar e voltar aos elementos. Dá para entender melhor a ideia do projeto no vídeo abaixo.
[kickstarter url=http://www.kickstarter.com/projects/appseed/appseed-turn-sketches-into-functioning-prototypes width=640]
A proposta de Goralski e Leon é ampliar o número de funções que aparecem no menu conforme a arrecadação de verba no Kickstarter aumentar. Aliás, o aplicativo criado pelo AppSeed pode ser compartilhado via e-mail ou executado na hora, rodando direto no navegador como um webapp em HTML5. O protótipo também pode ser exportado para o Photoshop, para que você faça modificações na interface e deixe o conceito mais próximo do resultado final.
Se tiver se interessado, dá para colaborar com o projeto no Kickstarter clicando aqui. Faltando seis dias para o fim das ofertas, o AppSeed conta com quase 1.000 "backers", que deram mais de 25.000 dólares aos desenvolvedores - a meta é de 30.000.