Tecnologia

Procon autua cinemas por irregularidades com óculos 3D

Segundo a fundação, os cinemas não cumpriram a lei que trata da obrigatoriedade de higienização dos óculos usados na exibição de filmes

Estabelecimentos autuados respondem a processo administrativo e podem ser multadas de 400 reais a seis milhões de reais (louie Psihoyos/Latinstock)

Estabelecimentos autuados respondem a processo administrativo e podem ser multadas de 400 reais a seis milhões de reais (louie Psihoyos/Latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 13h23.

São Paulo – O Procon-SP anunciou hoje (15) que autuou seis salas de cinema em seis shopping centers na região da Grande São Paulo.

Segundo a fundação, os cinemas não cumpriram a Lei Estadual número 14.472/2011 que trata da obrigatoriedade de higienização dos óculos usados na exibição de filmes em terceira dimensão (3D) em cinemas e outros estabelecimentos em todo o Estado de São Paulo. Além disso, os cinemas não possuíam uma placa com os dizeres “óculos higienizados nos termos da lei".

Após a higienização, os óculos também devem ser embalados individualmente em plástico estéril com fechamento a vácuo. O acessório deve ser devolvido aos atendentes após cada sessão. A lei exige que os locais que exibem filmes em 3D afixem uma placa visível ao público dizendo “óculos higienizados nos termos da Lei Estadual número 14.472/2011”.

O Procon afirma que os estabelecimentos autuados respondem a processo administrativo e podem ser multadas de 400 reais a seis milhões de reais, com base no Código de Defesa do Consumidor.

A vistoria das salas aconteceu no início de dezembro de 2011 em seis diferentes cinemas. Veja abaixo a lista dos cinemas autuados:

Óculos para filmes em 3D Data/Shopping Center
Cinestar Cinemas  1/12 - Shopping Iguatemi
Cinemark Brasil  2/12 - Shopping Cidade Jardim
Cinemark Brasil  5/12 - Shopping Market Place
Cinemark Brasil  6/12 - Shopping Interlagos
Cinépolis Opr. Cinemas do Brasil  8/12 - Shopping Center 13
Cinemark Brasil  9/12 - Shopping Granja Vianna
Acompanhe tudo sobre:ServiçosArteEntretenimentoCinema3D

Mais de Tecnologia

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025

Apple lidera ranking de celulares mais vendidos em 2025, aponta Counterpoint