Processo pede suspensão das vendas do iPhone 4
Outro escritório de advocacia diz estar reunindo queixas de usuários para entrar com uma ação conjunta na Justiça
Da Redação
Publicado em 25 de abril de 2011 às 15h07.
São Paulo - O escritório de advocacia norte-americano Ward & Ward, PLLC e Charles A. Gilman, LLC entrou ontem com um processo contra a Apple e a operadora de telefonia móvel AT&T representando dois consumidores que se queixam de problemas após a compra do iPhone 4. O processo, cujo conteúdo foi divulgado hoje pelo blog Gizmodo, se concentra nos problemas de design da antena do aparelho e acusa as duas empresas, entre outras coisas, de negligência, violação de garantia, prática enganosa de comércio, divulgação intencional de informações errôneas e fraude.
Os consumidores, Kevin McCaffrey e Linda Wrinn, alegam que a Apple teria vendido os aparelhos ciente dos problemas. E pedem, além de uma indenização, a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação e venda de qualquer unidade do iPhone 4 até que o "defeito de design e/ou fabricação" esteja resolvido. A ação foi protocolada em um tribunal do estado de Maryland.
A íntegra do processo pode ser conferida no Gizmodo.
Vários compradores do iPhone 4 vêm reclamando de problemas de recepção de sinal da mais nova versão do celular da Apple desde os primeiros dias de venda do aparelho. O problema estaria ocorrendo por conta do design do produto, que colocou a antena interna em uma das laterais do smartphone. Assim, quem segura o aparelho com a mão sobre a área onde está a antena prejudica a recepção de sinal. Em uma resposta a uma das reclamações feita por e-mail , o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, disse não se tratar de um defeito. "Você está segurando do jeito errado".
Enquanto o assunto virou alvo de piadas entre concorrentes da Apple, os consumidores parecem não achar graça da situação. Segundo o site norte-americano Computerworld, outro escritório de advocacia, o KCR, está reunindo queixas de compradores do iPhone 4 para ingressar com uma ação conjunta contra a empresa de Steve Jobs. O site diz ainda que mais de 1,4 mil pessoas já relataram problemas, por e-mail, aos advogados.
O iPhone 4 começou a ser vendido no último dia 24 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. Segundo a Apple, em apenas três dias, mais de 1,7 milhão de unidades do aparelho foram vendidas, o que representa o mais bem sucedido lançamento de um produto da história da empresa.
Leia outras notícias sobre o iPhone