Tecnologia

Presidentes de teles podem ter de se explicar na Câmara

Os parlamentares também pretendem convidar o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a participar da audiência pública


	Na próxima quarta-feira (10), será apresentado requerimento para convocação dos presidentes das empresas de telefonia móvel a audiência pública na Câmara dos Deputados
 (Getty Images)

Na próxima quarta-feira (10), será apresentado requerimento para convocação dos presidentes das empresas de telefonia móvel a audiência pública na Câmara dos Deputados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2013 às 13h01.

Brasília - Os presidentes das empresas de telefonia móvel podem ser convocados a participar de reunião na Câmara dos Deputados.

No início de uma audiência pública sobre qualidade do serviço de telefonia no Brasil, deputados reclamaram da ausência desses dirigentes e a reunião chegou a ser cancelada.

Na próxima quarta-feira (10), será apresentado requerimento para convocação dos presidentes das empresas de telefonia móvel a audiência pública na Câmara dos Deputados, segundo o presidente da comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), e o presidente da comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

Os parlamentares afirmaram, ainda, que o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, será convidado a participar da audiência pública.

Deputados protestaram a ausência dos dirigentes das empresas durante audiência pública nesta terça-feira. Eles foram convidados, mas não compareceram.

O diretor executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, participou do encontro para representar as empresas Claro, Oi, Tim, Vivo, GVT, Telemar e Net.


Alguns deputados chegaram a deixar o plenário da comissão como protesto. Antes disso, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) chamou de "desrespeito" a ausência dos presidentes das empresas de telefonia.

"É inadmissível que eles não compareçam aqui", disse. O deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) sugeriu a convocação, e não mais um convite, dos presidentes das teles. "Para que esta Casa se imponha", justificou. Durante a fala do primeiro convidado, que representava a Anatel, a audiência foi cancelada pela presidência da comissão.

Levy, que nem chegou a falar durante a audiência, afirmou que o descontentamento foi uma surpresa, já que, segundo ele, a comissão aceitou a substituição dos presidentes das empresas. "Vim para cá esperando um debate forte", afirmou.

Também estavam presentes o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone e o secretário de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicação do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcelo Barros da Cunha.

A audiência pública era conjunta, ou seja, de duas comissões da Câmara: de Fiscalização Financeira e Controle e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCelularesIndústria eletroeletrônicaPolítica no BrasilTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Ministério da Justiça pede que Apple e Google criem senha biométrica para emails em smartphones

Hasbro, de brinquedos 'analógicos', vai focar agora em jogos digitais

Um dos favoritos da Geração Z, Duolingo tem trimestre robusto

Apple prepara novo Mac Mini com Chip M4, que será o menor computador da empresa

Mais na Exame