Presidente Dilma Rousseff estreia no Vine com vídeo sobre a Copa

Recepção não está sendo das mais empolgantes, e clipe foge da linguagem adotada na rede social

Com uma página no Facebook, uma conta reativada no Twitter e um perfil no Instagram, a presidente Dilma Rousseff estreou nesta quinta-feira no Vine. A política iniciou suas atividades na rede social com um clipe de 6 segundos, celebrando a entrega de mais um estádio para a Copa do Mundo.

Por ora, a recepção não parece ter sido das melhores, e a maior parte dos primeiros comentários reclama das políticas da governante. O número de seguidores passou da casa dos 60 em pouco mais de três horas, e as curtidas no vídeo totalizam 14. Os compartilhamentos no Twitter e no Facebook estão em número bem maior, no entanto, e já batem 107 na rede de microblogs, onde Dilma tem mais de 2 milhões de seguidores.

Porém, como se vê pelo início morno, conseguir o mesmo sucesso neste novo espaço pode ser bem complicado para a política, graças às diferenças do Vine para outras redes sociais. A principal delas está na linguagem, que fica bem longe dos textos divulgados no Twitter ou mesmo das fotos e vídeos compartilhados pela presidente no Instagram, onde ela é seguida por pouco mais de 8.000 pessoas.

Os cerca de 40 milhões de usuários do Vine fazem parte de uma comunidade que produz e compartilha clipes em maioria curiosos ou cômicos – que, por rodarem em looping, lembram muito os GIFs animados. Por isso, o primeiro vídeo divulgado pela presidente não parece ter sido uma escolha muito certeira, já que se assemelha a um filme institucional, como bem notou uma usuária nos comentários. Seria interessante para ela, portanto, tentar outra forma na próxima postagem. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.