Tecnologia

Portugal Telecom lança serviço de nuvem gratuito

A PT oferecerá 16 GB de capacidade de armazenamento gratuitamente para os seus clientes e para os clientes de outras operadoras


	Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom: para ele, iniciativa é uma forma de estimular o uso da rede e de permitir que os usuários gastem menos na compra de dispositivos 
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom: para ele, iniciativa é uma forma de estimular o uso da rede e de permitir que os usuários gastem menos na compra de dispositivos  (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 14h47.

São Paulo - A Portugal Telecom (PT), operadora portuguesa que no Brasil faz parte do bloco de controle da Oi, anunciou nesta segunda, dia 29, durante seu evento Technology & Innovation, voltado a investidores e analistas, um serviço de armazenamento em nuvem voltado a todos os usuários de banda larga do país.

A PT oferecerá 16 GB de capacidade de armazenamento gratuitamente para os seus clientes e para os clientes de outras operadoras. Segundo Zeinal Bava, é uma forma de estimular o uso da rede e de permitir que os usuários gastem menos na compra de dispositivos como tablets, smartphones e computadores, que precisarão de menos memória.

Mas a estratégia da PT tem um ganho de médio e longo prazo. A operadora quer reduzir o custo dos set-top boxes utilizados em suas operações de IPTV. Com a possibilidade de criar contas de armazenamento em nuvem para seus usuários, a PT pretende que no futuro as gravações de conteúdos realizadas pelos seus mais de um milhão de clientes de IPTV hoje nos set-tops de TV por assinatura possam ser feitos de maneira remota, nos servidores da operadora. "Isso permitirá que nossos clientes possam gravar seus conteúdos e assistí-los em qualquer lugar do mundo", diz Bava.

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemEmpresasInternetPortugal TelecomServiços online

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições