Tecnologia

Por que os cães gostam de cheirar o rabo uns dos outros?

Os cães farejam as informações do outro cachorro pelo rabo. É por lá que eles descobrem o sexo, o estado emocional, a dieta, a raça, o humor, entre outros detalhes

Cachorros cheirando rabos (Joel Jefferies/Photopin)

Cachorros cheirando rabos (Joel Jefferies/Photopin)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2014 às 08h12.

Quem gosta de cães sabe que essa espécie parece ter uma fissura por rabos. Basta acontecer um encontro para que os cachorros comecem a cheirar o bumbum um do outro. E existe uma explicação científica para esse ato canino tão comum.

De acordo com um vídeo da American Chemical Society, os cães farejam as informações do outro cachorro pelo rabo. É por lá que eles descobrem o sexo, o estado emocional, a dieta, a raça, o humor, entre outros detalhes.

Isso é possível por causa do saco anal dos cães. Essa região fica logo abaixo do rabo e abriga glândulas que liberam substâncias que dizem muito a respeito do cachorro.

Um cachorro tem um olfato de 10 mil a 100 mil vezes mais apurado do que o dos seres humanos. Isso permite que eles cheirem essas secreções mesmo sem ter fezes a caminho. 

Além disso, os cães têm um segundo sistema olfativo, o órgão de Jacobson. Ele é projetado especificamente para a comunicação química e envia a informação para o cérebro, sem que haja interferência de outros odores, como o do cocô.

Veja o vídeo abaixo:

//www.youtube.com/embed/PZlJ8XfwiNg

Acompanhe tudo sobre:AnimaisComportamentoINFO

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo