Tecnologia

Piranha vegetariana é descoberta na Amazônia

Quarenta e uma novas espécies de animais e plantas, entre elas uma piranha vegetariana, foram descobertas na região do Amazonas nos últimos anos

Piranha (FABIO COLOMBINI)

Piranha (FABIO COLOMBINI)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 17h33.

Novas espécies de animais e plantas, entre elas uma piranha vegetariana, foram descobertas na região do Amazonas nos últimos anos, anunciou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Duzentos e cinquenta e oito plantas, 84 peixes, 58 anfíbios, 22 répteis, 18 pássaros e um mamífero - um macaco titi -, foram descobertos entre 2010 e 2013 na vasta região sul-americana, segundo um comunicado do escritório britânico da organização ecológica.

“Quanto mais os cientistas olham, mais encontram", explicou Damian Fleming, chefe dos programas do Brasil e do Amazonas na WWF-UK.

“Com uma média de duas novas espécies identificadas a cada semana nos últimos quatro anos, fica claro que a extraordinária Amazônia é um dos centros de biodiversidade mais importantes do mundo".

A WWF-UK acredita que estas espécies se encontram apenas em partes reduzidas da região amazônica, o que supõe uma ameaça por culpa do desmatamento. Neste sentido, o governo brasileiro explicou que parte da bacia amazônica perdeu 1.695 km2 entre agosto de 2012 e fevereiro de 2013).

"A descoberta destas novas espécies reafirma a importância de assumir compromissos e gerenciar de modo sustentável esta biodiversidade única", afirmou Fleming.

Entre as espécies descobertas, destaca-se o macaco titi Caqueta (Callicebus caquetensis), cujas crias têm um traço peculliar.

“Quando eles se sentem contentes, ronronam como gatinhos", afirmou cientista Thomas Defler, que ajudou a descrevê-lo.

Também chama a atenção a piranha vegetariana (Tometes camunani), que se alimenta de algas.

Acompanhe tudo sobre:FlorestasINFOMeio ambiente

Mais de Tecnologia

Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

Mais na Exame