Tecnologia

Pesquisa aponta 1,1 milhão de usuários de internet banda larga no Brasil

O mercado brasileiro de internet banda larga somou cerca de 1,1 milhão de usuários de internet em 2003, de acordo com o estudo Brazil Broadband Markets and Technologies 2004, da IDC Brasil. O número ficou abaixo de estimativas mais otimistas do mercado, que apontavam 1,4 milhão de usuários. No entanto, ele supera o que previam […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.

O mercado brasileiro de internet banda larga somou cerca de 1,1 milhão de usuários de internet em 2003, de acordo com o estudo Brazil Broadband Markets and Technologies 2004, da IDC Brasil.

O número ficou abaixo de estimativas mais otimistas do mercado, que apontavam 1,4 milhão de usuários. No entanto, ele supera o que previam os provedores de acesso, que esperavam o dobro dos 450 mil usuários de 2002.

Segundo o instituto, apesar do número crescente, características sociais, políticas e econômicas do Brasil acabaram limitando a quantidade de pessoas a acessar a internet rápida. Também não houve incentivo por parte do governo para dar suporte ao crescimento do segmento no país. "O mercado de banda larga ainda tem uma demanda que precisa ser desenvolvida e muitos usuários de internet a serem conquistados", diz Vivian Chibana, analista de telecomunicações da IDC e responsável pelo estudo. "Para isso, é preciso que alguns fatores como preço de acesso, custo de PCs e oferta de entretenimento sejam adaptados à realidade brasileira."

De acordo com o estudo, poderá haver um aumento expressivo dos serviços de banda larga para o mercado corporativo, já que algumas operadoras pretendem dar ênfase no segmento de prédios comerciais. A própria expansão da internet e dos processos digitais dentro das empresas de menor porte fará com que estas partam para o acesso de alta velocidade. "Há uma demanda reprimida principalmente entre as pequenas empresas", diz Rusty O'Brain, analista da IDC. "Elas dependem cada vez mais da internet para fazer negócios.

No estudo, a IDC constatou ainda que o sucesso da banda larga estará cada vez mais vinculado à oferta de serviços de valor agregado. Conteúdos que justifiquem a necessidade de internet rápida e a rede de acesso limitado são alguns dos pontos a serem trabalhados para atingir mais usuários no futuro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025