Tecnologia

PDA da Itautec chega ao mercado em julho

SÃO PAULO - Quem for visitar o CasaCor, evento sobre decoração que acontece em São Paulo, pode ser surpreendido pelo convite de visitar a exposição munido com um handheld. Pois esta é a primeira aparição em público do PDA da Itautec, o PocketWay, que chega ao mercado no comecinho de julho. A aplicação mostrada aos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

SÃO PAULO - Quem for visitar o CasaCor, evento sobre decoração que acontece em São Paulo, pode ser surpreendido pelo convite de visitar a exposição munido com um handheld. Pois esta é a primeira aparição em público do PDA da Itautec, o PocketWay, que chega ao mercado no comecinho de julho.

A aplicação mostrada aos visitantes da CasaCor foi desenvolvida pela própria Itautec, e consiste basicamente em um sensor por infra-vermelho que identifica o ambiente visitado e mostra ao usuário todas as informações, inclusive multimídia, sobre aquela determinada decoração e seu realizador, dados estes que já estão gravados dentro do aparelho.

Com o PocketWay, a Itautec corre atrás das empresas, principalmente para automação de força de vendas e de outros profissionais. O foco, segundo o "pai" do produto, Valmir Francisco Bozoni, gerente de produtos de PDA da empresa (divisão criada no último mês de janeiro) está em oferecer soluções para este mercado, juntamente com o aparelho. "Vender só o hardware não vai dar certo para nossos objetivos", avalia Bozoni, acrescentando que as soluções a serem oferecidas podem vir de parceiros ou serem criadas - a exemplo da aplicação em uso na CasaCor - dentro da própria Itautec.

O PocketWay Itautec, baseado na plataforma PocketPC, tem 64 MB de memória, 32 MB de ROM, tela LCD de 64K cores de 3,5 polegadas e pesa 143 gramas - suas dimensões são 12 x 7,68 x 1,38 centímetros. Ele vem com um slot SD (Secure Digital) nativo, para expansão de memória, e aceita um adaptador (opcional) para cartões Compact Flash, em caso de expansão de memória ou para modem, internet sem fio e aplicativos extra.

A bateria de lítio-íon, removível e recarregável, dura, segundo a fabricante, até oito horas - mas, segundo Bozoni, se o usuário não puder recarregá-la imediatamente, ela é capaz de preservar a intrgridade dos dados do PDA por 72 horas. O aparelho traz também uma minibateria de backup, interna, semelhante à usada em relógios, que "segura" o aparelho por até 30 minutos enquanto o usuário troca de bateria.

Na área de software, o handheld da Itautec traz as versões para PocketPC do Word, do Excel, do Outlook e do Internet Explorer. Vem também com um utilitário para backup e um visualizador de imagens que permite a criação de mini-apresentações em slide.

Bozoni diz que a Itautec tem planos de evoluir a linha de handhelds. Há mais chances disso acontecer quando a fabricação, hoje terceirizada, passar para a fábrica da companhia, no Tatuapé (zona leste de São Paulo).

O preço do PocketWay ainda não foi definido, mas, segundo Bozoni, será "competitivo com seus principais concorrentes". A caixa do produto inclui estojo protetor, cabo e base de sincronização USB e um adaptador A/C, para ligar tanto o cabo quanto a base na tomada e recarregar o aparelho.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia

Os novos amigos do presidente: as razões que uniram as big techs a Trump

Pin People lança ferramenta para ajudar empresas a interpretar sentimentos dos colaboradores