Tecnologia

Pai de Edward Snowden o aconselha a ficar na Rússia

Moscou - O pai de Edward Snowden aconselhou seu filho a permanecer na Rússia, o país para o qual o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos...

snowden (©afp.com)

snowden (©afp.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h27.

Moscou - O pai de Edward Snowden aconselhou seu filho a permanecer na Rússia, o país para o qual o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), buscado por espionagem, pediu asilo provisório.

"Penso que a Rússia tem a intenção firme e a possibilidade de proteger meu filho. Em seu lugar, ficaria na Rússia", disse Lon Snowden em uma entrevista divulgada pela rede de televisão russa Rossia 24.

Edward Snowden é exigido pela justiça americana, que o acusa de espionagem por ter revelado a existência de um sistema americano de vigilância mundial das comunicações telefônicas e por internet.

"Ed, está tudo bem em casa. Te amamos e espero que nos vejamos em breve. Mas antes de tudo quero que você esteja em segurança", disse Snowden.

"Se eu fosse ele, estaria agradecido pelas ofertas de Venezuela, Equador e Bolívia, mas já vimos o que aconteceu com o avião do presidente Evo Morales", disse o pai de Snowden.

Edward Snowden está bloqueado desde 23 de junho na zona de trânsito do aeroporto de Moscou Cheremtievo e pediu asilo temporário à Rússia.

O chefe dos serviços de migração russos, Konstantin Romodanovski, disse que não havia nada de novo em relação ao pedido de Snowden.

Por sua vez, o conselheiro da presidência russa encarregado dos Direitos Humanos, Mikhail Fedotov, disse que a Rússia estava em uma situação "pouco invejável".

"Não podemos extraditar alguém que pediu a proteção de nosso Estado. Mas, por outro lado, não queremos arruinar nossas relações com os Estados Unidos, um sócio em vários assuntos internacionais", disse.

"Na saga Snowden a Rússia é uma vítima. Para nós não tem nenhum interesse", destacou Fedotov.

À espera de obter o asilo temporário, Snowden leu 'Crime e Castigo', de Fiódor Dostoyevski, e pediu a obra completa em 18 volumes do historiador russo Nikolai Karamzin, especializado no século XIX, disse seu advogado Anatoli Kucherena.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaRússiaEspionagemINFOEdward Snowden

Mais de Tecnologia

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones e Android antigos em fevereiro; veja lista

Meta perdeu 17,7 bilhões de dólares com investimento em VR em 2025

CBF testa impedimento semiautomático no Maracanã usando iPhones 17 Pro

Setor de software da China cresce 13,2% em 2025