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Os fãs da Oculus se revoltam com a venda para o Facebook

Reação de fãs do Oculus Rift e até mesmo de desenvolvedores respeitados no meio mostra que Facebook não é a empresa mais querida por parte da internet

Os fãs do Oculus Rift não ficaram nada felizes com a venda da empresa para o Facebook (Bloomberg)

Victor Caputo

Publicado em 26 de março de 2014 às 10h44.

São Paulo – Depois de o Facebook anunciar a compra da Oculus, empresa de realidade virtual, algumas pessoas na internet se revoltaram. O projeto começou com financiamento coletivo no Kickstarter. Após poucos minutos do anúncio, a página do projeto no Kickstarter começou a receber algumas reclamações de pessoas que doaram parte dos 2,4 milhões de dólares arrecadados.

“Eu acho que se juntar ao Facebook é uma ideia de terrível”, escreveu Adam Willis, o primeiro a se posicionar contra na página. O segundo comentário, de um usuário chamado Michael Cooper, foi mais incisivo. “Qual o diabo do objetivo do Kickstarter se vocês se vendem para uma companhia gigante como o Facebook? Isso é muito decepcionante. Eu não apoiarei o Oculus Rift de jeito nenhum”, escreveu. Até agora, usuários estão criticando a postura da empresa.

As críticas não se resumem apenas àqueles que fizeram doações ao projeto. Markus “Notch” Persson, criador do game indie de gigante sucesso, Minecraft, se posicionou em sua conta do Twitter. “Nós estávamos em negociação para talvez levar uma versão do Minecraft para o Oculus. Eu acabei de cancelar o acordo. O Facebook me assusta”, escreveu o desenvolvedor.

Em um post em seu blog, Notch falou mais detalhadamente sobre o assunto. Em certo ponto, ele escreve: “Eu não quero trabalhar com redes sociais , eu quero trabalhar com games”.

A repercussão negativa sobre a aquisição foi tão negativa que o criador do Oculus Rift, Palmer Luckey, está dando um bocado de explicações pelo Reddit, em tópicos sobre o assunto. “Sinto muito por ter desapontado vocês. Para ser honesto, se eu fosse vocês, eu provavelmente teria uma impressão inicial similar”, escreve Luckey no Reddit.

“O Oculus continua a operar independentemente! Nós continuaremos amigos de indies/desenvolvedores/entusiastas como sempre fomos, se não mais do que antes. Esse acordo nos permite dedicar muito mais recursos para desenvolvimento”, explica ele.

A venda

O anúncio da venda foi feito por Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, em seu perfil na rede social. Quase simultaneamente, o blog da Oculus VR, empresa que desenvolve o Oculus Rift, também comentou o assunto.

O valor da venda foi de cerca de dois bilhões de dólares. Parte do pagamento, 400 milhões, será em dinheiro. O restante foi pago com ações do Facebook que valeriam cerca de 1,6 bilhão de dólares.

Espera-se que a conclusão do negócio seja feita ainda no primeiro semestre de 2014.

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São Paulo – Depois de o Facebook anunciar a compra da Oculus, empresa de realidade virtual, algumas pessoas na internet se revoltaram. O projeto começou com financiamento coletivo no Kickstarter. Após poucos minutos do anúncio, a página do projeto no Kickstarter começou a receber algumas reclamações de pessoas que doaram parte dos 2,4 milhões de dólares arrecadados.

“Eu acho que se juntar ao Facebook é uma ideia de terrível”, escreveu Adam Willis, o primeiro a se posicionar contra na página. O segundo comentário, de um usuário chamado Michael Cooper, foi mais incisivo. “Qual o diabo do objetivo do Kickstarter se vocês se vendem para uma companhia gigante como o Facebook? Isso é muito decepcionante. Eu não apoiarei o Oculus Rift de jeito nenhum”, escreveu. Até agora, usuários estão criticando a postura da empresa.

As críticas não se resumem apenas àqueles que fizeram doações ao projeto. Markus “Notch” Persson, criador do game indie de gigante sucesso, Minecraft, se posicionou em sua conta do Twitter. “Nós estávamos em negociação para talvez levar uma versão do Minecraft para o Oculus. Eu acabei de cancelar o acordo. O Facebook me assusta”, escreveu o desenvolvedor.

Em um post em seu blog, Notch falou mais detalhadamente sobre o assunto. Em certo ponto, ele escreve: “Eu não quero trabalhar com redes sociais , eu quero trabalhar com games”.

A repercussão negativa sobre a aquisição foi tão negativa que o criador do Oculus Rift, Palmer Luckey, está dando um bocado de explicações pelo Reddit, em tópicos sobre o assunto. “Sinto muito por ter desapontado vocês. Para ser honesto, se eu fosse vocês, eu provavelmente teria uma impressão inicial similar”, escreve Luckey no Reddit.

“O Oculus continua a operar independentemente! Nós continuaremos amigos de indies/desenvolvedores/entusiastas como sempre fomos, se não mais do que antes. Esse acordo nos permite dedicar muito mais recursos para desenvolvimento”, explica ele.

A venda

O anúncio da venda foi feito por Mark Zuckerberg, CEO e cofundador do Facebook, em seu perfil na rede social. Quase simultaneamente, o blog da Oculus VR, empresa que desenvolve o Oculus Rift, também comentou o assunto.

O valor da venda foi de cerca de dois bilhões de dólares. Parte do pagamento, 400 milhões, será em dinheiro. O restante foi pago com ações do Facebook que valeriam cerca de 1,6 bilhão de dólares.

Espera-se que a conclusão do negócio seja feita ainda no primeiro semestre de 2014.

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