-
1. Kim Philby
zoom_out_map
1/7 (Reprodução)
O inglês fazia parte do serviço secreto britânico, mas como era comunista, passou a fornecer informações secretas para a União Soviética. Após ser descoberto, fugiu para Moscou na década de 1960 e se tornou oficial da KGB, a agência secreta soviética.
-
2. Ethel e Julius Rosenberg
zoom_out_map
2/7 (Reprodução)
O irmão de Ethel trabalhou no Projeto Manhattan, responsável pela construção da bomba atômica americana. O casal teve acesso aos dados do projeto e os forneceu para a União Soviética, que também desenvolveu sua própria arma nuclear.
O casal foi descoberto em 1950 e ambos foram condenados à pena de morte pelo governo dos Estados Unidos.
-
3. Mata Hari
zoom_out_map
3/7 (Reprodução)
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a holandesa Mata Hari foi contratada pelos alemães para fornecer dados militares dos inimigos franceses. Dançarina exótica, ela atraía a atenção dos altos oficiais por sua sensualidade e atuou como uma agente dupla de ambos os países. Em 1917, foi presa e executada pela França.
-
4. Violette Szabo
zoom_out_map
4/7 (Reprodução)
A francesa foi contratada pelo serviço secreto inglês para espionar os alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Capturada pelos nazistas, foi torturada e executada aos 23 anos de idade, em 1945.
-
5. Klaus Fuchs
zoom_out_map
5/7 (Reprodução)
O físico alemão foi recrutado pelos Estados Unidos para trabalhar no Projeto Manhattan, durante a Segunda Guerra Mundial. Militante comunista, Born forneceu informações cruciais para que a União Soviética construísse seu próprio arsenal atômico.
Preso pelos ingleses em 1950, foi condenado a 14 anos de prisão e, após a pena, passou o resto de sua vida na Alemanha.
-
6. Richard Sorge
zoom_out_map
6/7 (Reprodução)
Jornalista alemão, Sorge lutou por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, sendo condecorado com a Cruz de Ferro. Anos mais tarde, ele se filiou ao Partido Comunista soviético e recebeu a missão de espionar o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Preso em 1941, foi enforcado pelos japoneses em 1944.
-
7. Veja também:
zoom_out_map
7/7 (Reprodução)