Tecnologia

Orkut é 8 vezes maior que Facebook no Brasil

Cenário é o inverso do observado no restante do mundo, onde o Facebook tem 5,6 vezes mais usuários que o Orkut

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - O Orkut tem 8,6 vezes mais usuários que o Facebook no Brasil. A rede social do Google, que lidera a audiência brasileira no segmento, conta com 52 milhões de usuários, enquanto o site de Mark Zuckerberg possui 6 milhões de clientes, de acordo com informações das próprias empresas.

Essa diferença, porém, tende a ficar cada vez menor. Segundo Javier Olivan, diretor de crescimento internacional do Facebook, no período de um ano, o Facebook saltou de cerca de 1,5 milhão de usuários para 6 milhões de usuários no Brasil, um crescimento de 200%. O Orkut, por sua vez, cresce em um ritmo de 6% ao ano, segundo o diretor de produtos do Google, Victor Ribeiro. O percentual equivaleria a cerca de 3,1 milhões de novos usuários.

O Facebook ainda tem uma base ampla de usuários que podem ser conquistados no Brasil, enquanto o Orkut praticamente atingiu o limite desse potencial e cresce conforme o acesso à web se amplia no país. Segundo o Ibope Nielsen, o Brasil fechou o mês de junho com 39,9 milhões de usuários ativos. O número divulgado pelo Google de usuários brasileiros no Orkut inclui usuários que residem no Brasil e fora do país.

No mês passado, o Orkut foi superado pelo Facebook na Índia, segundo país em que a rede social do Google tem mais usuários. Em termos mundiais, o Facebook se torna 5,8 vezes maior que o Orkut. No mundo todo, a rede social de Mark Zuckerberg conta com 500 milhões de usuários, contra 85 milhões do site do Google.

Leia outras notícias sobre o Facebook, o Orkut ou sobre redes sociais

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookGoogleInternetOrkutRedes sociaisSites

Mais de Tecnologia

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Mais na Exame