Tecnologia

EUA planejam construir supercomputador mais rápido do mundo até 2025

O governo americano quer criar, nos próximos dez anos, um computador de exoescala

supercomputador (Reuters)

supercomputador (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2015 às 08h18.

O presidente dos Estados Unidos editou nesta quarta-feira (29) uma ordem executiva que cria a Iniciativa Estratégica Nacional de Computação, um órgão do governo americano que terá como missão garantir que o país esteja sempre na vanguarda da supercomputação.

O documento assinado por Barack Obama exige que áreas como medicina, ciência do clima e engenharia aeroespacial sejam as beneficiárias do poder da máquina. E, principalmente, a nova iniciativa deve criar, nos próximos dez anos, um computador de exoescala, capaz de realizar 10ˆ18 operações por segundo.

Tudo indica que o anúncio é uma resposta à China, que está ganhando terreno no campo dos supercomputadores. No começo do mês, uma organização que ranqueia essas supermáquinas por desempenho anunciou que o chinês Tianhe-2, com 33,86 petaflops, é o computador mais rápido do planeta. A máquina proposta por Obama seria 30 vezes mais rápida.

Atualmente, a IBM desenvolve dois supercomputadores que podem devolver a primeira posição da lista aos americanos: o Twin e o Summit foram uma encomenda do departamento de Energia dos Estados Unidos, e devem ter capacidade de 100 petaflops quando ficarem prontos, em 2017.

Mas quebrar a barreira do exoflop (equivalente a mil petaflops) é bem mais complexo do que fazer um simples upgrade na máquina. Com a tecnologia disponível atualmente, um computador com essa capacidade precisaria gastar toda a energia de uma usina elétrica para funcionar. Além disso, nenhuma aplicação existente conseguiria usar o poder de processamento pleno desse supercomputador.

A esperança dos pesquisadores é que a arquitetura de hardware e software evolua nas próximas décadas, para que o computador de exoflop dos Estados Unidos não seja um imenso desperdício de tempo e dinheiro.

Fonte: Casa Branca

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)ChinaBarack ObamaComputadoresINFO

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs