Tecnologia

O que o balanço da Shopify pode contar sobre o futuro do e-commerce

A plataforma que se apresenta como opção barata para vendedores independentes deve mostrar crescimento na receita

A Shopify é, sobretudo, uma ferramenta anti-Amazon (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

A Shopify é, sobretudo, uma ferramenta anti-Amazon (Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2021 às 06h04.

Última atualização em 28 de julho de 2021 às 06h09.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A Shopify, que alimenta lojas on-line de 1,7 milhão de comerciantes que vendem diretamente aos consumidores, atingiu recentemente a marca de 200 bilhões de dólares em valor de mercado. Trata-se de um claro sinal de otimismo do mercado sobre sua operação e que deve ser fortalecido com o balanço trimestral apresentado nesta quarta-feira, 28.

Os analistas de mercado preveem que a receita da empresa deve ultrapassar pela primeira vez a marca de 1 bilhão de dólares, um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro ajustado da Shopify deve cair para 98 centavos de dólar por ação, queda de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

No entanto, a empresa tem o hábito de superar as estimativas — tem feito isso a cada trimestre desde que abriu o capital. E o recente aumento de casos de coronavírus ligados à variante delta está fazendo com que alguns investidores procurem ações que foram bem quando as medidas sanitárias eram mais restritivas, o que é um dos motivos pelos quais a Shopify subiu 7% neste mês, após um aumento de 18% em junho.

O trunfo mais recente da Shopify foi uma parceria com o Google que fortaleceu as lojas hospedadas na plataforma frente aos concorrentes. Com a inteção de se fortalecer como uma ferramente anti-Amazon, no último ano, foram eleminadas taxas dos comerciantes para anunciar no buscador.

Além disso, tornou-se mais fácil colocar fotos de produtos para pequenas lojas do Shopify, trazendo mais pessoas para lojas via página de busca por imagens. A parceria  foi especialmente significativa porque centenas de milhares de pequenas empresas se uniram à plataforma durante a pandemia.

Outra investida do site de e-commerce foi o anúncio de chegará ao mundo de criptoativos. A empresa está fazendo mudanças para permitir que seus clientes possam vender tokens não-fungíveis em blockchain, os chamados NFTs, diretamente em suas lojas online.

Certamente o futuro das vendas online passa por este mercado, e o Shopify, ao menos neste momento, parece estar com um olhar certeiro.

Acompanhe tudo sobre:e-commerceExame Hoje

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes