Tecnologia

O mercado de Telecom e TI deve crescer 9,2% em 2014, diz IDC

Em 2013, o mercado brasileiro teve alta de 9,5%, patamar superior ao dobro da média global, que ficou em 4,0%.

ti (Reprodução)

ti (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 08h12.

O mercado brasileiro de telecomunicações e tecnologia de informação, que envolve a comercialização de aparelhos, programas e serviços, deve crescer 9,2% neste ano, de acordo com projeção da consultoria multinacional IDC. Em 2013, o mercado brasileiro teve alta de 9,5%, patamar superior ao dobro da média global, que ficou em 4,0%. Com isso, o Brasil se consolidou como o quarto maior mercado do mundo no segmento, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

"Somos um dos países que mais cresce no mundo", afirmou Alexandre Campos, diretor de pesquisa e consultoria para consumo da IDC. "O mercado é crescente e está aquecido, inclusive descolado do crescimento do PIB nacional", completou, referindo-se ao ritmo mais lento de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, na faixa de 2,0% ao ano.

Campos avaliou que o mercado está saudável e que a previsão de crescimento em 2014 um pouco abaixo de 2013 se deve ao efeito de valorização do dólar, que interfere na importação de componentes usados na fabricação de computadores e celulares. Outro ponto é que a base de comparação é maior ano a ano, levando a um ritmo de expansão porcentual mais moderado.

A projeção de crescimento de 9,2% do setor em 2014 deve ser puxada pelos programas (softwares), com perspectiva de alta de 11%. Em seguida vêm os serviços, com 10%, e aparelhos (hardwares), com cerca de 8,0%. "As empresas e os consumidores comuns estão procurando aparelhos, softwares e serviços", apontou Campos, destacando principalmente o acesso de pequenas e médias empresas à tecnologia para ganho de produtividade, antes mais recorrente apenas entre as grandes companhias.
 

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesVendasINFO

Mais de Tecnologia

WhatsApp volta atrás e deixa que empresas brasileiras usem IAs no app

EUA querem ampliar papel das big techs na guerra cibernética

Crianças brasileiras protestam no Roblox contra bloqueio de chat por voz

Com novos aplicativos, Apple quer ser o serviço definitivo dos criadores de conteúdo