Tecnologia

O Facebook finalmente vai deixar você controlar seu feed de notícias

Ou quase isso

facebooknewsfeed (Divulgação)

facebooknewsfeed (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2015 às 12h20.

Depois de passar anos sendo controlado por um algoritmo, o feed de notícias do Facebook finalmente poderá ser gerenciado pelos próprios usuários. Ou quase isso.

Em um texto publicado em sua Newsroom, a rede social anunciou novas ferramentas para "você moldar e melhorar ativamente sua experiência" com a linha do tempo. "Nós refizemos e expandimos as Preferências do news feed do Facebook para dar a você mais controle", diz o texto assinado pelo gerente de produtos Jacob Frantz.

Isso significa que o usuário poderá agora selecionar os amigos e as páginas que ele visualiza primeiro na rede social, e não mais depender do "humor" do algoritmo, que decidiam isso de acordo com as interações feitas pelo dono da conta.

https://player.vimeo.com/video/132961281

No entanto, a adição dessa nova função não quer dizer que o Facebook está deixando a automatização de lado. Os "membros" dessa lista manual de favoritos terão, é claro, mais destaque, aparecendo no topo do feed. Mas o restante do conteúdo, que continuará aparecendo mais para baixo da linha do tempo, ainda será selecionado automaticamente.

Fora essa nova ferramenta, a rede social ainda terá dois novos recursos para facilitar a escolha de quem você quer ou não seguir. Com ele, você não precisará mais clicar no ícone no canto da postagem e dar um unfollow - uma lista mostrará todos os amigos ou páginas que seu perfil segue, e por ela será possível marcar quem não interessa tanto e vice-versa.

Essas novas funções serão adicionadas a partir desta quinta-feira na versão do Facebook para iOS. Nas próximas semanas, elas deverão chegar aos Androids e aos desktops.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

Redmi Note 13 Pro: preço, detalhes e ficha técnica

ICQ, avô do WhatsApp, encerra suas atividades após 28 anos de funcionamento

Depois da derrapagem, Cruise, de carros autônomos, nomeia novo CEO

Elon Musk confirma terceiro filho com funcionária da Neuralink Shivon Zilis

Mais na Exame