Novo celular da Samsung tem tela que se dobra ao meio
O smartphone Galaxy Z Flip tem tela de 6,7 polegadas, mas fica do tamanho de uma carteira; o aparelho da marca sul-coreana rivaliza com o novo Motorola Razr
Lucas Agrela
Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 17h51.
Última atualização em 11 de fevereiro de 2020 às 17h58.
Além do trio de smartphones Galaxy S20, a sul-coreana Samsung anunciou hoje (11) o aparelho chamado Galaxy Z Flip, com tela dobrável de resolução Full HD (2636 x 1080). O benefício de ser dobrável é poder ter à disposição um celular com display de 6,7 polegadas que pode ficar tão pequeno como uma carteira para ser carregado no bolso.
A tela pode ser dividida em duas para que o usuário interaja com dois aplicativos simultaneamente, como um editor de texto e um cliente de e-mail. Quando dobrado, o aparelho ainda exibe informações como data, hora e notificações. Para responder a mensagens de texto, é possível tocar na notificação e abrir a tela para escrever.
O Galaxy Z Flip tem menos câmeras do que o antecessor Galaxy Fold, que tem seis. São apenas três, duas na traseira (de 12 megapixels cada, uma ultra-wide e uma de amplitude de captura comum) e uma na dianteira (de 10 megapixels). A memória interna oferecida pela Samsung nesse produto tem capacidade de 256 GB e a memória RAM é de 8 GB, o que, aliado ao processador octa-core de velocidade máxima de 2,95 GHz, o configura como um smartphone com sistema Android voltado ao segmento topo de linha do mercado.
O novo produto rivaliza com o Motorola Razr, que tem preço sugerido de 9 mil reais no Brasil. O produto da Motorola também se dobra ao meio, mas tem uma capacidade de bateria inferior ao do novo Galaxy. São 2.510 mAh contra 3.300 mAh, o que deve oferecer maior autonomia de uso ao Z Flip.
Apesar de o Galaxy Fold ter sido o primeiro smartphone dobrável anunciado e lançado por uma grande empresa de tecnologia, a Samsung sinaliza que irá deixar esse formato de tela grande e dobrável em favor do formato do Z Flip, com tela de tamanho convencional, porém dobrável. Em seu comunicado oficial a empresa informa o seguinte: "O Galaxy Fold deu início à era dos dispositivos dobráveis. Agora, o Galaxy Z Flip está moldando essa era para uma nova década". Segundo o jornal local Korea Herald, a Samsung espera vender 2,5 milhões de unidades do Galaxy Z Flip, cinco vezes mais do que vendeu até agora com o Fold.