EXAME.com (EXAME.com)
Maurício Grego
Publicado em 1 de março de 2012 às 13h54.
São Paulo — O iPad 3, que será apresentado pela Apple na próxima quarta-feira, dia 7, deverá ter três opções de conexões para acesso à internet. O modelo básico vai contar apenas com a conexão Wi-Fi, como já acontece com o iPad 2. As outras duas opções darão acesso a redes celulares 3G e 4G LTE, respectivamente.
A informação, não oficial, é do blog especializado 9to5Mac, que diz que várias fontes confirmaram a notícia. O 9to5Mac afirma que o tablet terá três opções de capacidade de memória, como já acontece com o iPad 2. Diz, ainda, que a Apple vai apresentar uma nova versão do seu receptor Apple TV na quarta-feira. O aparelho recebe imagens da internet, de um computador ou do iPad e envia a um televisor.
Com processador mais potente, o novo Apple TV seria capaz de enviar imagens na resolução full HD (1080p) para o televisor. O modelo atual, lançado em setembro de 2010, trabalha na resolução HD (720p). Se esses rumores se confirmarem, é provável que a Apple passe a vender filmes na resolução full HD na loja iTunes. A incorporação do assistente de voz Siri, presente no iPhone 4S, ao Apple TV, vem sendo especulada. Mas não há nenhum indício concreto de que isso vá acontecer.
Evento no dia 7
A Apple distribuiu, nesta terça-feira, convites à imprensa americana para a apresentação do iPad 3. O evento da próxima quarta-feira vai acontecer no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, na Califórnia. Começa às 15 horas no horário de Brasília (com cobertura ao vivo de EXAME.com).
Espera-se que as lojas Apple nos Estados Unidos comecem aceitar encomendas logo após a apresentação. Mas as entregas só devem começar depois de uma ou duas semanas. A chegada do iPad 3 ao Brasil deve demorar algumas semanas, como tem acontecido com outros produtos da Apple.
As novidades do iPad
Embora não haja informações oficiais sobre o novo tablet (nem sequer se sabe se vai se chamar iPad 3 mesmo), espera-se que ele traga uma tela do tipo Retina, de maior resolução que a do iPad 2, similar à que existe no iPhone 4 e no iPhone 4S. Para suportar a resolução ampliada, o iPad 3 deverá trazer um novo processador, mais potente. Também se espera que a Apple equipe o tablet com uma câmera melhor que a do iPad 2, que tem resolução inferior a 1 megapixel.
A possibilidade de a conexão 4G LTE fazer sua estreia na linha Apple vem sendo discutida há bastante tempo. É um recurso muito desejado pelos usuários, já que permite navegar na internet velozmente. Mas as redes LTE ainda não estão disponíveis em todos os lugares. No Brasil, por exemplo, a previsão é que as primeiras sejam inauguradas às vésperas da Copa de 2014.