Tecnologia

Novo Android, do Google, contará com sistema de pagamento móvel

Consumidores poderão utilizar seus celulares, em vez de cartões de crédito, para fazer compras em lojas e restaurantes

Celular com o sistema Android: sistema do Google cresceu ainda mais (Sean Gallup/Getty Images)

Celular com o sistema Android: sistema do Google cresceu ainda mais (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 06h31.

São Francisco - A nova versão do sistema operacional para smartphones do Google, o Android, contará com tecnologia que permite aos consumidores utilizar seus celulares, em vez de cartões de crédito, para fazer compras em lojas e restaurantes.

O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, apresentou na segunda-feira um novo aparelho com chip especial que permite ao consumidor realizar pagamentos aproximando o smartphone de um terminal.

Schmidt afirmou que a tecnologia, conhecida como Near Field Communications, será integrada à nova versão do Android, o Gingerbread, que deve ser lançado em algumas semanas, segundo o executivo.

"Uma forma de ver isto é que é possível substituir seu cartão de crédito", disse Schmidt durante conferência em San Francisco.

O Google não planeja, no momento, desenvolver aplicativos próprios para tirar proveito da nova forma de pagamento, mas Schmidt disse que espera que outras companhias o façam.

Embora a tecnologia exista há anos, a interoperacionalidade com o Android deve torná-la mais popular. O sistema operacional do Google foi o segundo mais utilizado no terceiro trimestre segundo o grupo de pesquisas Gartner, depois do Symbian, da Nokia, e à frente do iOS, da Apple.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informaçãoTendências

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA