Nova atualização do iPhone avisa usuário sobre espionagem de apps

Aplicativos como Instagram, YouTube, LinkedIn, TikTok e Reddit foram acusados pelo iOS 14 de estar espionando usuários
iPhone: nova atualização dos dispositivos Apple mostra quando apps usam sua câmera sem a sua permissão (Lucas Agrela/Site Exame)
iPhone: nova atualização dos dispositivos Apple mostra quando apps usam sua câmera sem a sua permissão (Lucas Agrela/Site Exame)
T
Tamires Vitorio

Publicado em 28/07/2020 às 10:39.

Última atualização em 28/07/2020 às 15:52.

A nova atualização do iPhone, o iOS 14, está disponível na versão beta para os usuários já há algumas semanas e uma de suas novas funções é mostra quando um aplicativo tenta usar a sua câmera mesmo depois de fechado.

O Instagram, do Facebook, entrou para a lista de apps que tentam te espionar durante o dia na nova atualização dos produtos da Apple.

Segundo um usuário no Twitter, que está usando a versão beta da atualização, quando um aplicativo está usando a câmera mesmo sem a sua permissão, um ícone verde aparece na tela de controle do dispositivo. Foi o que aconteceu com ele enquanto ele usava o Instagram, apenas rolando o feed para ver as fotos de quem ele segue.

Nos comentários do tuite do usuário @KevDoy, outras pessoas comentaram que passaram por situações semelhantes enquanto usavam o iOS 14. Um deles, inclusive, afirmou que o mesmo aconteceu durante o uso do YouTube.

Em um comunicado enviado à EXAME, um porta-voz do Facebook afirmou que "somente acessam a sua câmera quando você solicita --- por exemplo, quando você desliza de Feed para Câmera". "Nós descobrimos e estamos corrigindo um bug no iOS 14 Beta que indica, erroneamente, que algumas pessoas estão usando a câmera quando não estão. O Instagram não acessa sua câmera nessas instâncias e nenhum conteúdo é gravado", concluiu.

Essa não é a primeira vez que um aplicativo do Facebook é acusado de roubar dados dos usuários sem permissão prévia. No ano passado, a empresa contratou pessoas para ouvirem e transcreverem mensagens de áudio enviadas no Messenger. À época, a justificativa era a "aprimoração dos recursos de Inteligência Artificial do aplicativo".

Mas, além do YouTube e do Instagram, outros aplicativos também foram denunciados pela nova atualização do iPhone. É o caso do TikTok, do LinkedIn e do Reddit. O iOS 14 avisa quando um aplicativo faz uma cópia dos conteúdos do dispositivo.