Tecnologia

Você não precisa mais memorizar várias senhas com este app

Aplicativo da Intel utiliza reconhecimento facial e funciona como cofre de senhas


	Segurança: app funciona como cofre de senhas e tem tecnologia de reconhecimento facial
 (tonymelony)

Segurança: app funciona como cofre de senhas e tem tecnologia de reconhecimento facial (tonymelony)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 16 de março de 2016 às 05h56.

São Paulo – A grande quantidade de serviços online que utilizamos no computador ou no smartphone faz com que nossas senhas sejam fracas ou porque são palavras e sequências numéricas ou porque usamos a mesma senha em mais de um site. Por exemplo, um estudo recente da SplashData mostra que a senha 123456 ainda é a mais popular na web. 

Uma solução para esse mar de serviços online é usar um gerenciador de senhas – sim, mais um serviço online. O seu diferencial é que ele oferece uma área criptografada para que você guarde todas as suas senhas (o que é bem mais seguro do que anotá-las em um arquivo no bloco de notas). 

A ideia é que você precise memorizar somente uma senha mestre para que tenha acesso a tudo que você acessa na web, como suas contas no Facebook, no Instagram ou mesmo no PayPal. Um aplicativo da Intel Security chamado TrueKey se diferencia de concorrentes populares, como o LastPass, por oferecer um método pouco usual de recuperação da senha-mestre: reconhecimento facial. 

Usar o TrueKey é simples nas plataformas Android, iOS, OS X ou Windows. Após instalá-lo no seu PC ou smartphone, basta cadastrar as senhas dos sites que você mais usa. Este pode ser um momento também para alterá-las para melhorar a sua segurança online. Feito isso, será preciso somente entrar no TrueKey e escolher o serviço que quer acessar para que o login aconteça sem precisar digitar nada. 

O aplicativo, porém, não é totalmente gratuito. Ele permite cadastrar 15 senhas e cobra caso o usuário queira armazenar mais. A anuidade é de 29,90 reais. 

Há também mais dois recursos interessantes no TrueKey. O primeiro é uma área no seu app para smartphones que permite gerar senhas complexas que podem ser adotadas nas suas contas. O segundo é um espaço para guardar informações pessoais sensíveis, como números de cartões bancários, CPF, passaporte, carteira de habilitação e até compromissos da sua agenda.  

Outra opção gratuita é o KeePassX. Apesar da interface pouco intuitiva, ele é uma opção interessante para quem gosta de ficar de olho em tudo que está acontecendo com a sua conta, já que o código do serviço é aberto e pode ser consultado.  

O LastPass é o gerenciador de senhas mais popular da web e a sua anuidade é de 12 dólares.

Acompanhe tudo sobre:InternetRedes sociaisseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA