Tecnologia

Samsung irá reformular divisão de smartphones, diz executivo

De acordo com vice-presidente, empresa irá 'reformular fundamentalmente' departamento de aparelhos celulares

Samsung (Getty Images)

Samsung (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2014 às 10h20.

O vice-presidente da Samsung Kim Hyun-joon afirmou que a empresa irá "reformular fundamentalmente" seu setor de smartphones.

A declaração acontece dias após a empresa divulgar seu pior resultado trimestral desde 2011. 

O lucro operacional da Samsung nos últimos três meses caiu 60% e o faturamento com as vendas foi 20% menor do que no mesmo período do ano passado. 

A divisão de smartphones é o setor mais lucrativo da empresa sul-coreana, principal fabricante de smartphones no mundo. Quase 60% do faturamento da Samsung é gerado pela venda de celulares.

A empresa, que antes vendia um terço dos aparelhos comercializados no mundo todo, responde atualmente por um quarto dessa fatia de mercado.

De acordo com Kim Hyun-joon, que comanda o departamento de smartphones na Samsung, a empresa irá padronizar componentes usados pelos aparelhos e irá continuar a competir por cada segmento de mercado de smartphones.

A Samsung se notabilizou por lançar várias versões de seus aparelhos, adequando-se às demandas dos usuários e operadoras de telefonia celular.

Analistas afirmam que o Galaxy 5, lançado em abril, não vendeu na quantidade esperada pela empresa. Kim admitiu que a venda do smartphone topo de linha da marca foi fraca no último trimestre. 

No início da semana, foi divulgado que os próprios sul-coreanos estão comprando mais iPhones 6 do que o Galaxy 5.

Outro fator encarado como fundamental para os resultados foi a perda de terreno no mercado chinês e indiano para marcas locais de baixo custo, como a Xiaomi. 

Segundo o chefe de relações com investidores da empresa Robert Yi a empresa demorou a reagir às mudanças do mercado de smartphones. "Nossa resposta não rápida o suficiente", afirmou em uma conferência com acionistas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas coreanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Uber apresenta instabilidade no app nesta sexta-feira

Zuckerberg diz que reação de Trump após ser baleado foi uma das cenas mais incríveis que já viu

Companhias aéreas retomam operações após apagão cibernético

O que faz a CrowdStrike, empresa por trás do apagão cibernético

Mais na Exame