Tecnologia

Revista diz ter encontrado Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin

De acordo com a publicação, a descoberta veio depois de dois meses de investigação, durante os quais a repórter conversou com diversas pessoas próximas a Nakamoto

bitcoin (Getty Images)

bitcoin (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2014 às 17h41.

Em uma matéria publicada nesta quinta-feira, a revista norte-americana Newsweek afirma ter encontrado o verdadeiro Satoshi Nakamoto, o homem que criou o Bitcoin. Japonês de origem, o suposto inventor está hoje com 64 anos, tem seis filhos e mora com a mãe de 93 anos em San Bernardino, cidade próxima a Los Angeles, nos EUA.

De acordo com a publicação, a descoberta veio depois de dois meses de investigação, durante os quais a repórter Leah Goodman conversou com diversas pessoas próximas a Nakamoto. Tentativas de falar com o próprio inventor, aliás, não foram muito bem-sucedidas, mas em um dos poucos sucessos, ele teria admitido seu envolvimento com a moeda criptográfica.

A dificuldade para encontrá-lo estaria no fato de que existem vários “Satoshis Nakamotos” pelos EUA, incluindo perfis falsos pelo LinkedIn. O verdadeiro inventor da moeda, aliás, ainda teria passado os últimos quarenta anos usando um novo nome, Dorian Prentice Satoshi Nakamoto, o que tornou a tarefa de achá-lo ainda mais complicada.

O aparente criador do bitcoin nasceu em julho de 1949, filho de um monge budista, e é descrito na matéria como um homem reservado, disciplinado e bom em matemática e ciências. Segundo o texto, Nakamoto teria se mudado para a Califórnia em 1959, junto com sua mãe, seu padrasto e seus dois irmãos. Formou-se aos 23 anos na Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, e depois disso trocou de nome e já começou a trabalhar como engenheiro em diversas empresas, como a RCA e a Quotron Systems Inc.

Satoshi ainda teria se envolvido com assuntos confidenciais do governo norte-americano, o que talvez explique sua capacidade de se esconder. “A vida dele foi um branco completo por um tempo”, disse Artur Nakamoto à revista, depois de classificar o irmão inventor “brilhante” como um “físico incrível”.

O homem por trás do bitcoin teria começado a trabalhar na criação da moeda em meados de 2008, quando um trabalho científico atribuído a Satoshi Nakamoto fora publicado em uma lista de e-mails privada. Por anos, achou-se que o nome seria um pseudônimo, especialmente depois de Nakamoto deixar a unidade monetária criptográfica de lado. A invenção acabou sendo levada para frente por desenvolvedores da comunidade open source, e é hoje, de certa forma, administrada pela organização sem fins lucrativos Bitcoin Foundation.

Repercussão – A reportagem da Newsweek não foi tão bem recebida pelos leitores, que criticaram a publicação por expor demais um homem que não queria ser descoberto – a matéria traz até mesmo uma foto da casa do suposto inventor.

O texto também não convenceu a comunidade de bitcoin, que se manteve cética em relação ao fato de o personagem da matéria ser realmente o criador da moeda. De acordo com os adeptos da unidade monetária, faltam provas concretas do envolvimento deste Nakamoto com a teórica criação.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinINFOInternet

Mais de Tecnologia

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"