Tecnologia

Google anuncia nova versão do Android voltada para desenvolvedores

A reformulação gráfica não é tão drástica, especialmente se comparada à que ocorreu entre o Android 3.0 e o 4.0, e o visual será baseado no Material Design

burke (Reprodução)

burke (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2014 às 14h02.

O Google usou uma boa parte de sua conferência para desenvolvedores, o I/O, para falar da próxima reforma visual que o Android receberá. Prometido para o outono do hemisfério norte (primavera por aqui), o novo design estará presente já no L Developer Preview, uma versão do sistema operacional voltada para desenvolvedores e lançada ainda nesta quarta-feira.

A reformulação gráfica não é tão drástica, especialmente se comparada à que ocorreu entre o Android 3.0 e o 4.0, e o visual será baseado no conceito de Material Design (PDF) tratado pela empresa durante o evento. Uma página oficial sobre essa ideia já foi inclusive colocada no ar, e ela será usada não apenas no sistema móvel, mas também em web apps e outras iniciativas da companhia.

No SO móvel, os botões da parte inferior terão um desenho minimalista (similar ao de controles do PlayStation, aliás), as interfaces dos apps do Google serão modificadas e mesmo a fonte usada nas letras do sistema receberá modificações – assim, elas poderão ser usadas em quase qualquer tela, de um smartphone a uma TV, como destacou a empresa. Esse novo visual ainda estará presente nas notificações no sistema, que começarão a aparecer na tela de bloqueio e a surgir no alto da tela, mais ou menos como acontece no iOS.

//www.youtube.com/embed/Q8TXgCzxEnw

Esse Android para desenvolvedores ainda rodará, por padrão, o Android Run Time (ART), apresentado no KitKat e responsável por ganhos consideráveis de desempenho quando comparado ao antigo Dalvik. Um Android Extension Pack foi mencionado no evento, e suas ferramentas ajudarão a aproveitar melhor as GPUs de novos processadores – a Nvidia foi uma das citadas, e um game criado com base na Unreal Engine 4 serviu para demonstrar as capacidades do pacote.

Fora esses pontos, uma iniciativa chamada Project Volta também deverá ser incluída nessa versão de testes do SO. Segundo o Google, ela ajudará a bateria de um smartphone ou tablet durar mais – um problema ainda frequente entre os dispositivos de hoje. Além disso tudo, na parte de segurança, uma "kill switch" aparecerá no sistema, permitindo que donos de aparelhos roubados consigam restaurar remotamente o dispositivo às configurações de fábrica.

O Android L Developer Preview deve ser disponibilizado para desenvolvedores ainda nesta quarta-feira – ou, no mais tardar, no começo da quinta-feira. Ainda não é exatamente o Android 5.0, mas já serve como uma boa prévia do que está por vir.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleGoogle I/OIndústria eletroeletrônicaINFOSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia

Amazon é multada em quase R$ 1 mi por condições inseguras de trabalho nos EUA