Vivo informou que não realizou nenhuma ação com o objetivo de oferecer gratuitamente um smartphone (Lia Lubambo/EXAME)
Da Redação
Publicado em 8 de novembro de 2012 às 15h04.
São Paulo – No último dia 27 de outubro alguns consumidores que tentaram adquirir um plano pré-pago pelo site da operadora Vivo se depararam com a oferta de um smartphone gratuito ao finalizar a compra.
INFO foi procurada por alguns leitores que alegaram terem realizado uma compra no site da operadora nessas condições, receberam a confirmação por e-mail, mas alguns dias depois foram procurados pela Vivo para cancelar o pedido.
Segundo os relatos, a operadora afirmou ter ocorrido uma falha em seu sistema e todos os pedidos realizados naquele dia teriam de ser refeitos.
Porém, ao tentarem refazer a compra, a informação referente à gratuidade do smartphone não aparecia mais e o aparelho era cobrado normalmente.
Procurada pela INFO, a Vivo informou que não realizou nenhuma ação com o objetivo de oferecer gratuitamente um smartphone para quem adquirisse um plano pré-pago no dia citado e que uma falha foi a responsável por gerar esta confusão.
“A Telefônica/Vivo informa que, em decorrência de um erro técnico registrado no último dia 27 de outubro em sua loja online (www.vivo.com.br), alguns clientes observaram, durante a finalização da compra, que o valor total de novos aparelhos sairia a preço zero. O erro de sistema não consistiu em uma promoção e as ofertas da Vivo no portal se mantiveram com os preços praticados pela empresa desde o início, sem qualquer comunicação sobre aparelhos pré-pagos a preço zero em outras áreas do portal. Assim que identificou o problema, a empresa tomou as providências necessárias e iniciou contato com os consumidores envolvidos”, afirmou a empresa em comunicado oficial.
Compras online – No entanto, as falhas na loja online da Vivo não se limitaram apenas a este dia. Na última terça-feira (06), a página para compras online ficou fora do ar e muitos consumidores tiveram seus pedidos cancelados sem uma justificativa.
Devido ao grande número de reclamações, a Fundação Procon enviou ontem (07) uma notificação à Vivo pedindo explicações sobre os problemas.
Segundo o Procon, a Vivo terá até a próxima quarta-feira (14) para esclarecer os motivos dos cancelamentos, o total de consumidores prejudicados e quais medidas serão tomadas pela empresa para compensar estes clientes.
Em comunicado, a Vivo informou que tomou as medidas necessárias assim que identificou o problema em sua loja online e que ainda trabalha para corrigir os erros. As compras pelo site ainda seguem sem previsão de retorno.
“A Telefônica/Vivo informa também que está atuando para retornar à operação normal o mais rapidamente possível e que irá prestar todos os esclarecimentos necessários ao Procon-SP”, afirmou a empresa.