Tecnologia

Curiyo faz buscas em múltiplos sites com um só clique

O Curiyo, uma extensão para browsers, permite fazer pesquisas sobre palavras encontradas na web sem sair da página que está sendo vista

Pesquisa no Chrome com a extensão Curiyo (EXAME.com)

Pesquisa no Chrome com a extensão Curiyo (EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 12h12.

São Paulo -- Imagine que você esteja lendo uma notícia sobre a Síria na internet e queira saber mais sobre o presidente Bashar al-Assad ou sobre o gás sarin, que matou milhares de pessoas no país. Pesquisar um desses termos é mais fácil com o Curiyo, uma extensão para browsers que faz buscas em múltiplos sites com um só clique.

Iniciada a pesquisa, o Curiyo abre uma janela com abas que levam a resultados de buscas em diferentes sites -- Wikipedia, YouTube, Twitter, Wiktionary, Google Tradutor (onde é possível ver a tradução da palavra em vários idiomas) e outros. Os sites consultados variam conforme o termo pesquisado.

A janela pode ser movida para qualquer lugar da tela, de modo a não encobrir o conteúdo que está sendo visto no browser. Ela tem também um ícone para compartilhar os resultados de buscas via e-mail e redes sociais.

O Curiyo tem versões para Chrome, Internet Explorer, Firefox e Safari. Quando ele é instalado, o browser passa a mostrar algumas palavras sublinhadas (com uma discreta linha pontilhada) em determinados sites. Esses destaques demoram alguns segundos para aparecer na página.

Um clique numa dessas palavras abre a janela com informações. Mas o usuário também pode dar um clique longo em qualquer palavra ou expressão selecionada (mas isso não funciona se a palavra estiver associada a um link da página). 


Nesse caso, o Curiyo exibe uma barrinha que assinala a passagem do tempo. Mantendo-se o botão do mouse pressionado por um instante, a pesquisa é iniciada.  Na teoria, a extensão pode tornar o browser mais lento, mas isso não chegou a incomodar em nossos testes. 

O Curiyo foi desenvolvido pela empresa israelense de mesmo nome. O fundador Bob Rosenschein já havia criado, antes, o site Answers.com. Seu plano é ganhar dinheiro por meio de acordos com provedores de conteúdo, que passarão a pagar para ter seus sites incluídos entre os resultados de buscas. 

O Curiyo pode ser baixado no site da empresa. Os autores prometem lançar, em breve, um app para dispositivos móveis. Veja o software em ação num vídeo de divulgação:

//player.vimeo.com/video/74045528?title=0

Acompanhe tudo sobre:BrowsersBuscaChromeFirefoxGoogleInternetInternet ExplorerMicrosoftStartups

Mais de Tecnologia

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal