Tecnologia

Apple obtém liminar que proíbe venda de três celulares Samsung

Empresa de Steve Jobs usou uma liminar de violação de patentes para barrar o concorrente na Europa

O tribunal holandês decidiu que os celulares Samsung modelos Galaxy S, S II e Ace violavam uma patente da empresa norte-americana (Divulgação)

O tribunal holandês decidiu que os celulares Samsung modelos Galaxy S, S II e Ace violavam uma patente da empresa norte-americana (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2011 às 14h14.

Amsterdã - A Apple conseguiu uma liminar em um tribunal holandês nesta quarta-feira para proibir a Samsung Electronics de comercializar três de seus modelos de smartphones em alguns países europeus, sob alegação de violação de patentes.

Apple e Samsung estão envolvidas em uma árdua disputa de patentes nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, enquanto disputam a liderança do mercado de celulares inteligentes, posição que a Nokia perdeu no segundo trimestre depois de uma década.

Após a Apple alegar que a Samsung violou três de suas patentes, o tribunal decidiu que os celulares Samsung modelos Galaxy S, S II e Ace violavam uma patente da empresa norte-americana.

A patente se aplica à ferramenta de visualização de fotos utilizada em alguns dos celulares da Samsung, segundo o tribunal.

"Não é coincidência que os mais recentes produtos da Samsung se pareçam muito com o iPhone e o iPad, da forma do hardware à interface, e até mesmo a embalagem," afirmou a Apple em comunicado. Um advogado da Samsung na Holanda preferiu não comentar.

O tribunal recusou as demais alegações da Apple, afirmando não haver violações de duas outras patentes da empresa.

A liminar se aplica à Holanda e a outros países europeus onde a patente esteja registrada, e passará a vigorar 50 dias após a Samsung receber a decisão formalmente --ou seja, não antes de 13 de outubro--, informou um porta-voz do tribunal de Haia.

A Samsung afirmou que a decisão não deve afetar as vendas em outros mercados europeus além da Holanda.

"Com respeito à única violação que a decisão reconhece, tomaremos todas as medidas possíveis, o que inclui o recurso à Justiça, a fim de garantir que a disponibilidade de nossos smartphones Galaxy para consumidores holandeses não seja prejudicada", afirmou a companhia sul-coreana em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesIndústria eletroeletrônicaEuropaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasJustiçaAppleSamsungConcorrênciaPatentes

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo