Acompanhe:

Notebook Semp Toshiba é econômico e poderoso

Processador Core i5 mais poderoso que a média e preço baixo destacam o IS 1442

Modo escuro

Continua após a publicidade
Notebook oferece uma boa relação entre custo e benefício; quem não precisa de uma placa de vídeo dedicada pode considera-lo uma opção econômica (Divulgação)

Notebook oferece uma boa relação entre custo e benefício; quem não precisa de uma placa de vídeo dedicada pode considera-lo uma opção econômica (Divulgação)

A
Airton Lopes, Leonardo Veras

Publicado em 19 de junho de 2012 às, 12h08.

São Paulo - Equipado com processador core i5, a máquina da Semp Toshiba tem o mínimo esperado de um laptop intermediário sem portas USB 3.0. É mais do que o suficiente para encarar as tarefas básicas e aproveitar a saída HDMI para rodar vídeos em 1080p na tela da TV sem engasgos. Mas seu principal apelo, mesmo, é o preço similar ao de laptops com Core i3.

À primeira vista e no balanço final, o IS 1442 é um notebook médio absolutamente despretensioso. No entanto, ao longo do percurso que nos conduz das primeiras impressões até o julgamento final, encontramos algumas reviravoltas surpreendentes nele. A mais evidente é a presença do processador Core i5 2450M, o melhor entre as CPU para notebook da Intel. São dois núcleos rodando a uma frequência base de 2,5 GHz, que pode ser elevada até 3,1 GHz dependendo da situação.

Além do clock mais alto, o 2450M tem mais funções avançadas do que o Core i5 2410M que tipicamente é instalado nos notebooks dessa categoria (como o suporte a AES, por exemplo). Claro tudo depende da implementação do chip pelo fabricante. No caso do IS 1442, a maioria dos usuários notará pouca diferença de desempenho quando essa máquina é comparada a outros laptops intermediários.

Como tantos notebooks de 14 polegadas, o IS 1442 não tem espaço para uma placa de vídeo dedicada. Assim sendo, a máquina depende da GPU integrada ao processador, a Intel HD Graphics 3000. Neste ponto também o IS1442 tem, em teoria, uma ligeira vantagem sobre o restante da categoria: o clock da GPU que acompanha o Core i5 2450M tem uma frequência máxima de operação um pouco maior que a média (1,3 GHz contra 1,2 GHz). Atividades como conversão de vídeo e até jogos mais leves não devem causar muitos problemas a esse notebook.


No campo da memória o IS 1442 é absolutamente convencional. São 4 GB de RAM e um HD de 500 GB (5400 RPM). Se esses componentes não são especiais por si só, sua posição na máquina se encarrega de causar boa impressão. Basta remover três parafusos para acessar a memória e o HD, o que facilita o processo de upgrade.

Embora o processador seja de fato superior à média, os resultados nos benchmarks não impressionaram, talvez porque o restante da configuração seja bem convencional. O desempenho geral da máquina foi medido em 2.009 pontos no PC Mark 7. Já o 3DMark06, que testa a capacidade gráfica do computador, avaliou o IS 1442 em 3.805 pontos. Ambas são marcas boas, porém medianas.

Enquanto o silício do IS 1442 guarda pelo menos uma surpresa, as conexões são bem menos emocionantes. Trata-se da mesma seleção de portas de todo notebook de 14 polegadas. Mas é melhor não reclamar de boca cheia: ele possui três USB 2.0, uma Gigabit ethernet, um leitor de cartão SD, uma HDMI, uma D-sub e P2 para fone e microfone. Wi-Fi e Bluetooth estão presentes, é claro. O tradicional drive DVD-RW também não foi esquecido.

Como aludimos acima, a aparência do IS 1442 não desperta grandes emoções. Trata-se apenas de mais um notebook de plástico preto e cinza. A qualidade de construção em si é modesta, para dizer o mínimo, e notamos que o painel do teclado cedia com certa facilidade à pressão das mãos. Por outro lado, o teclado em si é bom. Ao contrário da maioria dos fabricantes internacionais, a Semp Toshiba prestou atenção ao ABNT-2 e dispensou aqueles atalhos irritantes para “?” e “/”.


A Semp Toshiba optou por um touchpad áspero de tamanho médio para o IS 1442. Pode ser que algumas pessoas se incomodem com a superfície acidentada da interface de toque ou com as macieza do botão físico (um único para o clique direito e para o esquerdo), mas essas são questões de gosto íntimo.

Acima do touchpad e do teclado repousa uma tela extremamente convencional. Trata-se do mesmo LCD com resolução 768p que encontramos na esmagadora maioria dos notebooks de 14 polegadas. Não podemos culpar a Toshiba por seguir uma receita que (infelizmente) é universalmente aceita pelos fabricantes de notebook. Contudo, o mesmo não pode ser dito a respeito da qualidade de som do IS 1442. Mesmo dentro do contexto da categoria, o nível de volume alcançado pela máquina é muito baixo.

O processador mais poderoso que a média parece ter afetado a duração da bateria do IS 1442. Nosso teste com o software Battery Eater fez com que a máquina trabalhasse no máximo de sua capacidade por 81 minutos. É uma marca que poderia ser melhor, mas é compreensível que ela não seja tão boa. No final das contas, o balanço da máquina é positivo: um computador mediano por um preço abaixo da média é um bom negócio desde que satisfaça as necessidades específicas do usuário.

Últimas Notícias

Ver mais
Veja o que Mark Zuckerberg tem a dizer sobre as demissões nas big techs
Tecnologia

Veja o que Mark Zuckerberg tem a dizer sobre as demissões nas big techs

Há 5 horas

Depois do Facebook, vem aí Mark’s Meat, ‘frigorífico’ de Mark Zuckerberg
Tecnologia

Depois do Facebook, vem aí Mark’s Meat, ‘frigorífico’ de Mark Zuckerberg

Há 5 horas

Elon Musk muda sede da SpaceX em disputa contra Delaware
Tecnologia

Elon Musk muda sede da SpaceX em disputa contra Delaware

Há 2 dias

Vision Pro, grande aposta da Apple, tem onda de devoluções: "Decepcionante"
Tecnologia

Vision Pro, grande aposta da Apple, tem onda de devoluções: "Decepcionante"

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais