Tecnologia

Nokia Lumia 710

Avaliação do editor Airton Lopes / Os fãs da Nokia que querem um Windows Phone com design primoroso vão preferir o Lumia 800. Mas, com o mesmo processador e metade da memória interna, o Lumia 710 apresenta um desempenho semelhante ao do imrão mais velho para quase todas as tarefas. A câmera de 5 MP é mais […]

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2012 às 15h54.

logo-infolab

Avaliação do editor Airton Lopes / Os fãs da Nokia que querem um Windows Phone com design primoroso vão preferir o Lumia 800. Mas, com o mesmo processador e metade da memória interna, o Lumia 710 apresenta um desempenho semelhante ao do imrão mais velho para quase todas as tarefas. A câmera de 5 MP é mais modesta, mas funciona bem. O maior problema do modelo é a pouca duração de bateria.

Avaliação do editor Cauã Taborda / O Lumia 710 tem uma missão nada simples. Sendo o segundo aparelho da parceria Nokia-Microsoft e o financeiramente mais amigável, ele á a aposta da gigante finlandesa para que a plataforma decole e melhore os resultados da empresa. Mas não se engane pelo rótulo “de entrada”. As exigências da Microsoft para o Windows Phone 7.5 (Mango) fazem com que o aparelho tenha o mesmo processador de 1,4 GHz do Lumia 800, 512 MB de RAM e gravação de vídeo em 720p com a câmera de 5 megapixels. Com características bastante similares, o que faz do Lumia 710 uma opção mais barata é o acabamento. Ao contrário do irmão construído em policarbonato, aqui a Nokia confiou no bom e velho plástico.

Disponível em uma escala extravagante de cores, (branco, preto, azul, magenta e amarelo) o Lumia 710 não é um aparelho feio. Seu design é atraente e oferece uma boa pegada. As semelhanças entre ele e o Samsung Focus 2 são bem grandes. Nos dois casos há bordas arredondadas e três botões físicos em plástico logo abaixo da tela (voltar, home e pesquisa). Em uma das laterais estão os botões para controle de volume e da câmera. Na face superior estão as entradas P2 para fones, porta microUSB e botão para ligar/desligar o aparelho. A entrada do microSIM fica escondida pela tampa traseira e para inserir o chip é necessário remover a bateria. Não há entrada para cartões microSD, por isso o usuário fica preso com a memória interna de 8 GB.

Assim como no Lumia 800 e 900, a Nokia deixou a interface do Windows Phone Mango 7.5 em sua forma mais pura. Apesar de ser uma vantagem significativa em relação ao mundo Android e suas interfaces modificadas, sobra pouco para que os aparelhos com o sistema da Microsoft se diferenciem. A estratégia é focar em aplicativos exclusivos.

No caso do 710, um grande destaque é o Nokia Dirigir. Com mapas pré-instalados, o aplicativo de orientação ponto a ponto é um dos melhores já testados pelo INFOlab. Além do início rápido, o recálculo de rotas acontece em menos de 5 segundos, um tempo que faz inveja até para alguns aparelhos de GPS dedicados. O usuário pode alternar entre a visão para o dia ou noite, bem como escolher a voz que dá orientação. Há diversas opções disponíveis para download, todas gratuitas. A interface é orientada para a simplicidade e evitar distrações. O efeito 3D é bem agradável e os principais pontos de grandes cidades estão presentes. Se o usuário preferir, a visão pode ser alternada para o tradicional 2D. Para os acostumados com aparelhos de GPS, o Nokia Dirigir fica devendo muitos pontos de interesse, recurso para modificar rota em curso evitando tráfego ou vias principais e pontos de radar. Mesmo assim, a solução é muito superior em relação a outros aparelhos com Windows Phone.

Outro destaque, só que comum a todos os aparelhos rodando o Mango, é o Office. Com suporte a Word, Excel, PowerPoint e OneNote, ele também se comunica com Office 365, SkyDrive e SharePoint. Há um bom número de modelos de documentos e a formatação não fica devendo para a versão de PC. O pacote é um dos mais completos que o INFOlab já testou para dispositivos móveis.

A entrada de textos é feita por um teclado QWERTY virtual com bom espaçamento entre as letras, tecla dedicada para cedilha (Ç) e ótima resposta aos toques. Na posição vertical o layout é espremido, mas sem comprometer a digitação.

Para reproduzir áudio, vídeo e sintonizar rádio FM o Lumia 710 confia no player nativo da Microsoft (Zune). A interface é muito bem resolvida. Com um layout atraente, as listas de reprodução são bem organizadas e os recursos básicos estão presentes, como equalizador e modo de reprodução. Um ponto negativo é o uso obrigatório do Zune para a troca de conteúdo entre aparelho e PC.

A câmera de 5 megapixels faz fotos medianas e, assim como outros aparelhos rodando Windows, grava vídeos em 720p a 30 quadros por segundo. Mesmo com flash LED, o resultado em situações com pouca luz não é dos melhores.

Ficha técnica

Conexão3G
SOWindows Phone 7.5 Mango
ProcessadorSnapdragon Scorpion 1,4 GHz
Armazenamento8 GB
Tela3,7”
Câmera5 MP
Peso125 g
Duração de bateria3h19min

Avaliação técnica

PrósÓtimo desempenho; boa solução com GPS
ContrasBateria de pouca duração; sem slot para cartão
ConclusãoAparelho é uma boa escolha para quem busca um Windows Phone
Configuração8,4
Usabilidade8,3
Diversão8,2
Bateria6,7
Design7,5
Média7.9
PreçoR$ 999
Acompanhe tudo sobre:NokiaSmartphones

Mais de Tecnologia

Samsung Galaxy A05s vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Xiaomi Poco F6 Pro vale a pena? Veja detalhes e ficha técnica

Xiaomi Poco F6 vale a pena? Veja detalhes e ficha técnica

Xiaomi 13 Lite vale a pena? Veja preço, detalhes e ficha técnica

Mais na Exame