Tecnologia

Nokia Lumia 530

Com o Windows Phone 8.1, a Microsoft pôde entrar em um nicho de mercado até então limitado pela versão anterior do sistema: smartphones de baixo custo com suporte para dois chips. E o Nokia Lumia 530 é exatamente isso. Apesar de ter um apelo de mercado diferente, o gadget é uma espécie de sucessor do […]

Lumia 530

Lumia 530

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 21h08.

logo-infolab

Com o Windows Phone 8.1, a Microsoft pôde entrar em um nicho de mercado até então limitado pela versão anterior do sistema: smartphones de baixo custo com suporte para dois chips. E o Nokia Lumia 530 é exatamente isso. Apesar de ter um apelo de mercado diferente, o gadget é uma espécie de sucessor do Lumia 520, que foi lançado no ano passado e é um dos produtos mais vendidos da marca.

Essencialmente, o Nokia Lumia 530 é uma boa opção de compra para quem busca um smartphone básico, mas não gosta dos sistemas Android e Firefox OS.

[Como são feitos os testes do INFOlab]

Design e construção

Como de praxe, o Lumia 530 tem uma construção resistente. Sua parte traseira é um monobloco de plástico, que pode ser substituída se o consumidor quiser. Em termos de ergonomia, ele é ótimo. Isso porque as suas pontas são arredondadas e sua traseira, curvada, dessa forma facilitando o encaixe na mão. O smartphone possui medidas de 6,2 x 12,0 x 1,2 cm (LxAxP) e pesa 130g.

Outro fator que reforça essa qualidade do aparelho é a sua tela de 4 polegadas, que, contudo, peca pela baixa resolução de apenas 854 por 480 pixels. Apesar de ter tamanho semelhante ao do iPhone 5s, da Apple, o smartphone é consideravelmente mais espesso. Isso faz com que o aparelho fique um tanto evidente quando colocado no bolso.

É preciso remover a bateria para ter acesso aos dois slots de chips padrão microSIM e ao conector do cartão microSD. A medida foi tomada pela fabricante, provavelmente, para economizar na produção em escala de uma capa traseira com entradas para esses componentes.

Dual chip

O sistema de gerenciamento de chips de operadoras de telefonia é, essencialmente, simples de usar. Há dois atalhos na tela inicial do sistema que levam para o SIM 1 ou para o 2. Dessa forma, você pode iniciar a chamada a partir do número que você quiser. Além disso, no momento de registrar um contato na agenda, você pode escolher qual será o chip que realizará a chamada para um determinado número.

Configuração

Alto desempenho não é a principal característica deste smartphone. Ainda assim, a experiência de uso do sistema Windows Phone 8.1 é boa e não há travamentos em tarefas corriqueiras. Dá para usar WhatsApp, Facebook, Twitter e afins tranquilamente, bem como executar games leves, como Subway Surffers. O gadget não é recomendado para tarefas mais pesadas.

A configuração do Lumia 530 é básica, e, vale notar, inferior à do Lumia 520. O aparelho tem metade da memória interna eum processador gráfico mais fraco que o de seu antecessor. São 512MB de memória RAM, processador Qualcomm Snapdragon 200 de 1,2 GHz, 4GB de armazenamento interno com entrada para cartão microSD de até 128GB e bateria de 1.430 mAh, além de suporte à conexão 3G e Wi-Fi padrão N.

A configuração é semelhante à encontrada no concorrente Motorola Moto E, que tem como diferencial, além do sistema Android KitKat, o receptor de TV digital padrão 1-seg, além de ser dual SIM.

Benchmarks

AnTuTu (em pontos)Barras maiores indicam melhor desempenho
Lumia 53011348
Moto E12229
Lumia 63511770
LG L509716

Bateria

Como a bateria do Lumia 530 tem capacidade inferior à encontrada no iPhone 5c, que é o smartphone com pior duração de bateria do INFOlab, o gadget da Microsoft não se saiu muito bem neste teste. O produto aguentou por 4h22 fora da tomada. Essa marca está dentro da média dos smartphones intermediários e básicos.

Sistema

O sistema Windows Phone 8.1 traz boas novidades que favorecem a usabilidade. Alguns exemplos são a chegada da assistente pessoal Cortana, que obedece comandos de voz em inglês; a Action Center, que é uma central de notificações semelhante às presentes no Android e no iOS; e o teclado chamado de WordFlow para digitar palavras arrastando os dedos sobre as suas respectivas letras, assim como no Swype. O novo teclado pode aprender com o usuário por meio de armazenamento um histórico, o que ajuda na previsibilidade das palavras que serão escritas.

Há poucos aplicativos pré-instalados, talvez, por conta da pouquíssima memória interna disponível para o armazenamento de arquivos, fotografias e apps. Ainda assim, há o aplicativo de GPS com navegação curva a curva Nokia Here além do pacote Office completo, com Excel, PowerPoint e Word.

Câmera

A câmera tira fotos com 5MP, porém, não há flash nem autofoco. Na análise do INFOlab, ficou evidente que o foco do produto não é a fotografia, apesar da tradição da Nokia neste segmento — lembrando que o Lumia 1020 tem a câmera com maior resolução do mercado de smartphones. O resultado das imagens registradas com esse produto não é dos melhores, uma vez que as fotos ficam pobres em termos de definição e detalhes.

Não há o aplicativo Nokia Pro Cam, que oferece ajustes finos para o registro de imagem. Só é possível tirar fotos com o app Câmera, que oferece modos de foto, disparo contínuo e filmagem. Como não há foco automático, todos os objetos posicionados a menos de 20 cm da câmera saem um tanto borrados.

Os vídeos são gravados com resolução de 480p e servem para fazer registros rápidos no cotidiano. Não há câmera frontal para videoconferências, mesmo sempre a Microsoft também dona do Skype, que permite realizar chamadas em vídeo.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Foto por: INFO

//www.youtube-nocookie.com/embed/YQucsAdxpIk

Vale a pena?

O Lumia 530 é um smartphone bom e barato que atende bem o público que busca um aparelho com suporte para dois chips e um sistema fluído. Como são mais de 300 mil aplicativos disponíveis na Windows Store, o catálogo para downloads é amplo, apesar do sistema da Microsoft ainda ficar de fora dos lançamentos de apps, que priorizam apenas as plataformas Android e iOS. Em suma, o gadget é excelente para quem quer um celular básico.

Ficha técnica

Sistema operacionalWindows Phone 8.1
ChipsetQualcomm Snapdragon 200
CPU (SoC)ARMv7 Cortex-A7 Quad Core 1.2 GHz
GPU (SoC)Adreno 302
RAM512MB
Armazenamento4GB (1,31 livres) + microSD de até 128GB
Conexões Wi-Fi, Bluetooth 4.0, A-GPS com GLONASS.
Tela4'' (480 x 854p)
Bateria4h22
Peso130g

Avaliação técnica

PrósWindows Phone 8.1, 3G, dual chip
ContrasCâmera sem flash nem autofoco, configuração básica
ConclusãoSmartphone bom e barato para quem busca aparelho com Windows Phone 8.1
Configuração7.7
Usabilidade7.2
Diversão7.1
Bateria6.7
Design7.7
Média7.3
PreçoR$ 399
Acompanhe tudo sobre:BrasilCelularesGadgetsInfolabLumiaNokiaReviewsReviews INFOWindows Phone

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes