Tecnologia

Nokia ainda é a maior do mundo em celulares, diz Gartner

Nokia, Samsung e LG perderam participação no mercado de celulares no segundo trimestre, enquanto Apple, HTC, ZTE e Huawei ganharam

A participação da Nokia no mercado despencou, mas a empresa ainda é a maior considerando-se todas as categorias de celulares  (Divulgação)

A participação da Nokia no mercado despencou, mas a empresa ainda é a maior considerando-se todas as categorias de celulares (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2011 às 14h53.

São Paulo -- De acordo com levantamento feito pelo Gartner Group, foram vendidos no mundo 428,7 milhões de telefones celulares no segundo trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2010. Desse total, 25% eram smartphones, ou seja: 107,4 milhões. O volume de smartphones comercializados cresceu 74%. Um ano atrás esse segmento representava 17% das vendas.

A Nokia mantém a liderança no mercado mundial de celulares, com 22,8% de participação, mas segue em acentuada queda: um ano atrás seu share havia sido de 30,3%. Samsung e LG continuaram, respectivamente, na segunda e na terceira posições, mas também registraram redução. A participação da Samsung caiu de 17,8% para 16,3%, enquanto a da LG baixou de 8% para 5,7%.

A Apple foi a grande vencedora, roubando o quarto lugar da Research in Motion (RIM). Sua participação subiu de 2,4% para 4,6%. A ZTE foi outra beneficiada: subiu de 1,8% para 3% de participação, superando a Motorola, que caiu de 2,5% para 2,4%. HTC e Huawei também melhoraram. A participação da primeira aumentou de 1,6% para 2,6%; e, a da segunda,, de 1,4% para 2,1%. A RIM registrou leve queda, de 3,2% para 3%, e ficou empatada com a ZTE no quinto lugar. A Sony Ericsson, por fim, caiu de 3% para 1,7%.

Plataformas

Na análise por sistema operacional em smartphones, o destaque é o Android. Um ano atrás, o sistema móvel da Google estava em terceiro lugar, respondendo por 17,2% das vendas. Agora, detém a liderança, tendo somado 43,4% dos smartphones comercializados no segundo trimestre. O Symbian, sistema usado pela Nokia, que era o líder um ano atrás, com 40,9%, ficou em segundo lugar, caindo para 22,1%.

O iOS, usado no iPhone, da Apple, por sua vez, tomou a terceira colocação da RIM, subindo de 14,1% para 18,2%, enquanto o sistema operacional do Blackberry baixou de 18,7% para 11,7%. O Bada, sistema criado pela Samsung, aumentou de 0,9% para 1,9%. E os sistemas da Microsoft caíram de 4,9% para 1,6%.

Análise

O que chama a atenção nos números do Gartner é o fato de os três maiores fabricantes de telefones celulares do mundo terem perdido participação: Nokia, Samsung e LG – com a ressalva que a variação negativa da Samsung foi proporcionalmente muito menor que a dos outros dois. Isso demonstra uma transição em curso. Entre smartphones, Apple e HTC seguem em expansão contínua, ambos muito bem focados na faixa alta do mercado e fazendo pequenas e pontuais experiências mais populares, como a redução de preço do iPhone 3GS e a oferta do HTC Smart.

Enquanto isso, entre os celulares simples e feature phones, os chineses (leia-se ZTE e Huawei) ganham mercado, competindo com preço. Curiosamente, Nokia, Samsung e LG, os três líderes que estão perdendo participação, são justamente os que mantêm os maiores portfólios, com aparelhos em todas as faixas de preços.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaNokiaSmartphones

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA