Tecnologia

Pesquisa mostra que varejistas dos EUA continuam céticas quanto ao Apple Pay

Mais da metade das principais empresas do ramo ainda não aderiram ao sistema

Apple Pay (Getty Images)

Apple Pay (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2015 às 09h34.

Em uma teleconferência com investidores em janeiro, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, fez uma previsão confiante: "2015 será o ano do Apple Pay", afirmou.

Desde então, a companhia vem cortejando varejistas agressivamente - e tem reivindicado sucesso significativo. "Falamos com todas as 100 maiores varejistas nos EUA, e cerca da metade aceitará o Apple Pay neste ano, com muitas mais no ano que vem", disse recentemente um porta-voz da companhia à Reuters.

No entanto, entrevistas com analistas, empresas e outros sugerem que a previsão da Apple pode ser otimista demais, e muitos varejistas continuam céticos sobre o sistema de pagamento.

Para avaliar o progresso da Apple, a Reuters trabalhou a partir da lista das 100 maiores varejistas dos EUA da Federação Nacional do Varejo, consultando as 98 que têm lojas físicas (duas das 100 maiores vendem apenas via Internet). Oitenta e cinco forneceram respostas detalhadas, e 11 apenas deram informações se aceitam ou não o Apple Pay. Duas não responderam.

Apesar de algumas das maiores lojas dos EUA terem dito que usam e gostam do sistema de pagamento, menos de um quarto das varejistas disseram que atualmente aceitam o Apple Pay, e quase dois terços das redes afirmaram categoricamente que não aceitarão o sistema este ano. Apenas quatro companhias disseram ter planos de se juntar ao programa no ano que vem.

As principais razões citadas por varejistas para não aceitar o Apple Pay são a demanda insuficiente de consumidores, falta de acesso aos dados gerados em transações do Apple Pay e custo da tecnologia para facilitar os pagamentos.

Algumas empresas disseram que não estão adotando o sistema pois planejam participar de um novo sistema de pagamentos móveis que será lançado por uma coalizão de varejistas mais tarde neste ano.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOmeios-de-pagamentoTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp libera transcrição de áudios para textos; veja como usar

Apple deve lançar nova Siri similar ao ChatGPT em 2026, diz Bloomberg

Instagram lança ferramenta para redefinir algoritmo de preferências dos usuários

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços