Tecnologia

Nível de água do Sistema Cantareira cai a 13,8%

A trajetória de queda do nível do sistema tem levantado preocupações sobre o risco de racionamento de água, o que tem sido negado pela Sabesp e pelo governo estadual

água (Getty Images)

água (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2014 às 07h08.

O nível de água do Sistema Cantareira, que abastece mais da metade da região metropolitana de São Paulo, manteve a trajetória de queda e ficou abaixo do nível de 14 por cento, segundo dados no site da Sabesp nesta sexta-feira.

O nível do sistema atingiu 13,8 por cento nesta sexta-feira. Na véspera, estava em 14 por cento.

A trajetória de queda do nível do sistema tem levantado preocupações sobre o risco de racionamento de água, o que tem sido negado pela Sabesp e pelo governo estadual.

No fim da semana passada, o governo paulista anunciou que espera para até início de junho conclusão de obras que permitam a captação de água do fundo dos reservatórios do sistema, em um esforço para evitar racionamento de água na maior cidade do Brasil e uma das maiores da América Latina em um ano de Copa do Mundo e eleições.

São Paulo também pretende interligar a bacia do rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira, mas a proposta tem gerado polêmica diante da resistência do governo do Rio de Janeiro, Estado abastecido pelo Paraíba do Sul.

A Sabesp já tinha lançado, em 1o de fevereiro, medida para incentivar a redução do consumo de água do Sistema Cantareira, com desconto de 30 por cento para os consumidores que reduzirem o consumo em 20 por cento em relação à média dos 12 meses anteriores.

 

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAquecimento globalClimaINFOMeio ambiente

Mais de Tecnologia

Bluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradual

Computadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições