Tecnologia

Nexus, Chromecast e o que mais esperar do evento do Google

Nesta semana o Google anunciará novos produtos. Eles devem ser dois novos smartphones Nexus e duas versões do Chromecast. Saiba mais

Sede do Google (Justin Sullivan/Getty Images)

Sede do Google (Justin Sullivan/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 28 de setembro de 2015 às 11h58.

São Paulo – O Google vai anunciar novidades nesta semana. A empresa irá fazer um evento na terça-feira e deve ter como grandes estrelas dois novos modelos de smartphones da linha Nexus.

A Apple já mostrou seus novos produtos neste mês. Antes, havia sido a vez de empresas como Samsung e Motorola. Agora, chegou a vez de o Google mostrar seus novos hardware.

Veja a seguir quais novidades o Google deve mostrar nesta semana.

(Reprodução/Android Police)

Nexus 5X

A linha Nexus tradicionalmente é uma parceria entre o Google e uma fabricante de smartphones. No caso do Nexus 5X, essa parceria será com a sul-coreana LG. O aparelho leva o X ao final do nome para diferenciar do Nexus 5 – aparelho lançado também em parceria com a LG há dois anos.

Boa parte dos detalhes do aparelho já vazaram. Ele deve ter uma tela de 5,2 polegadas com resolução Full HD. O Nexus 5X deve vir com um leitor de impressões digitais – de acordo com fotos, ele está na traseira do aparelho, uma posição um pouco exótica, vale dizer.

A câmera deve ter um sensor de 13 megapixels. A frontal, parece, será de 5 megapixels. O processador será um Snapdragon 808, da Qualcomm. Ele terá 2 GB ou 3 GB de RAM.

Uma grande novidade será a adoção do USB Tipo C. A nova entrada será menor do que as atuais. Outra vantagem é que o usuário não precisa achar o lado certo do cabo, já que ele é reversível – algo como o cabo Lightning da Apple.

(Reprodução/Android Police)

Nexus 6P

Pela primeira vez, o Google anunciará dois smartphones diferentes. O segundo deles, com tela maior, é o Nexus 6P. Este terá como parceira a chinesa Huawei. O P ao final do nome serve para diferenciar do Nexus atual, feito pela Motorola.

Ele terá tela de 5,7 polegadas com resolução QuadHD (2560 x 1440 pixels). O sensor de digitais também estará presente na traseira do aparelho.

O processador deve ser um Snapdragon 810, combinado com 3 GB de RAM e memórias internas de 32 GB, 64 GB e 128 GB. A câmera deverá ser de 11 megapixels, com uma frontal de 7 megapixels.

Um ponto positivo do produto é a bateria. Um vazamento no site do Google mostra que ela será de 3.450 mAh. É uma bela bateria e deve aguentar uso pesado ao longo de um dia mesmo com a tela de alta resolução.

Assim como o Nexus 5X, ele também deverá ter o padrão USB Tipo C.

Android Marshmallow

A nova versão do Android não é exatamente novidade. O Google já havia mostrado e até batizado oficialmente o sistema operacional. Mas um dos usos da linha Nexus é para exibir a versão mais recente do Android.

Algumas das novidades do Android Marshmallow são a integração a leitores de digitais e também a possibilidade de adoção do USB Tipo C – não à toa esses dois recursos estão nos dois modelos Nexus.

No evento, por outro lado, o Google deve anunciar a data de lançamento do sistema para o público. É claro que os primeiros a poderem baixar são usuários de Nexus antigos. Os outros dependem dos ajustes das fabricantes e operadoras móveis.

(Victor Caputo/EXAME.com)

Chromecast

É hora de uma atualização para o Chromecast. A nova geração deve trazer um visual novo – redondinho e colorido (com opções em preto, vermelho e amarelo).

Ele pode trazer algumas mudanças de software. Com um novo app, os rumores apontam para que o produto passe a sugerir conteúdos para o usuário – provavelmente para tentar prender o consumidor no serviço.

A principal mudança técnica é o suporte para Wi-Fi 802.11ac e redes de 5 GHz. Isso significa uma conexão de velocidade mais alta – e o fim dos engasgos no Netflix ou YouTube.

Chromecast Audio

Essa pode ser uma grande novidade. Uma segunda versão do Chromecast teria como foco áudio – músicas, podcasts, rádios, etc. Em vez de um conector HDMI, ele viria com uma entrada igual a de fones de ouvido.

Qual a vantagem disso? Ao colocar música para tocar no smartphone, o áudio chegaria a todos os Chomecast Audio. Imagine uma festa tocando a música em alguns cômodos da casa ao mesmo tempo. Parece bom.

Outro anúncio relacionado seria a parceria com o Spotify. O Chromecast ainda não conta com a empresa de streaming, que é uma das principais ao redor do mundo. No evento seria anunciada a nova parceria.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas chinesasEmpresas coreanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleHuaweiIndústria eletroeletrônicaLGNexusSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

O pedido da Arm que Cristiano Amon, da Qualcomm, chamou de "ultrajante"

Economia de baixa altitude impulsiona carros voadores e GAC lança GOVY AirJet

China conecta projeto Fotovoltaico pioneiro com geração de 6,9 bilhões de kWh anuais

Às vésperas da posse de Trump, TikTok enfrenta embate jurídico para permanecer nos EUA