Num dos testes, o Nexus 7 e o novo iPad foram submersos numa banheira (Reprodução)
Maurício Grego
Publicado em 20 de julho de 2012 às 11h43.
São Paulo — Quem é mais resistente, o novo iPad, da Apple, ou o Nexus 7, do Google? A empresa americana SquareTrade resolveu fazer uma série de testes práticos para responder à pergunta. Os dois tablets foram derrubados ao chão em duas situações diferentes e, depois, submersos em água. O Nexus 7 ganhou a briga, mostrando-se muito mais resistente que seu rival.
Os testes foram patrocinados pela SquareTrade, empresa que vende garantia estendida para produtos eletrônicos. Mas a empresa avisa que a garantia não cobre danos intencionais como os mostrados no vídeo. Embora não tenha sido feita com rigor científico, a série de testes faz sentido. A SquareTrade diz que em cada dez casos em que o cliente aciona a garantia de um tablet, nove envolvem queda ou exposição à água.
No primeiro teste, os dois tablets foram largados de uma altura de cerca de 1,5 metro. É o que acontece quando uma pessoa em pé deixa cair o gadget. O Nexus 7 sofreu apenas arranhões na borda. Já o novo iPad teve a tela rachada. Segundo a SquareTrade, um em cada três tablets quebrados pelos usuários tem tela rachada.
Em outro teste, os Nexus 7 e o novo iPad forma empurrados da borda de uma mesa, outra situação comum. Novamente, o Nexus 7 sofreu apenas arranhões na borda. Já o novo iPad teve um dos cantos bastante avariado. Para completar, os dois testadores jogaram tanto o tablet do Google como o da Apple ligados numa banheira cheia de água.
Depois de submersos, os tablets foram calmamente retirados da água. Ambos continuaram funcionando, mas o novo iPad não tinha mais som depois do banho, enquanto o Nexus 7 parecia intacto. Já houve clientes nossos que derrubaram tablets em lagos, piscinas e até banheiras, diz o testador no vídeo divulgado pela empresa.
Em junho, a mesma equipe já havia torturado duramente um iPhone 4S e um Galaxy S III. Naquele teste, tanto o smartphone da Apple como o da Samsung saíram bastante danificados. Veja o vídeo teste dos tablets (falado em inglês) a seguir.